sexta-feira, 14 de setembro de 2012


Lição 12
15 a 22 de setembro

 



 

O Anticristo (2Ts 2:1-12)


 


 



 

Sábado à tarde
Ano Bíblico: Dn 10–12

 

VERSO PARA MEMORIZAR: “Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição” (2Ts 2:3, NVI).

 

Leituras da semana: 2Ts 2:1-12; Mt 24:1-14; Zc 3:1; Dn 8:8-11; At 2:22

 

Pensamento-chave: Ao corrigir a falsa teologia dos eventos finais dos tessalonicenses, Paulo revela a verdade sobre os enganos do fim dos tempos.

 

Em meio a todas as palavras de encorajamento e exortação, Paulo escreve sobre os eventos do fim dos tempos, incluindo o maior de todos: a segunda vinda de Jesus.


No texto desta semana, embora ele tenha falado sobre o fim, sua ênfase é um pouco diferente do texto anterior. Por um lado, ele já havia apresentado aos tessalonicenses os detalhes enquanto estivera com eles. Por outro lado, seu objetivo nesse texto era pastoral: acalmá-los, persuadi-los a ser mais pacientes a respeito dos eventos do fim dos tempos e adverti-los sobre a difusão de falsos ensinos sobre esse assunto.


A abertura do texto desta semana (2Ts 2:1, 2) contém várias palavras gregas que apontam para 1 Tessalonicenses 4:13–5:11, como a vinda de nosso Senhor (1Ts 4:15), o encontro (1Ts 4:17), e o dia do Senhor (1Ts 5:2). Até certo ponto, esse texto é um esclarecimento do que Paulo disse anteriormente. Nele, o apóstolo revela verdades que nós mesmos precisamos entender hoje.

 

Domingo
Ano Bíblico: Os 1–4

 

O problema (2Ts 2:1-3)


 

1. Qual é o tema abordado por Paulo no capítulo 2 da segunda carta aos Tessalonicenses? Qual é a importância dessas palavras para nós hoje? Apesar das diferenças do nosso contexto, temos desafios semelhantes a respeito dos eventos finais (marcação de datas, teorias da conspiração, etc.)? Enfrentamos tendências semelhantes às que o texto apresenta?2Ts 2:1-3

 

Nesse texto, não há evidência clara de que a igreja estivesse fazendo perguntas sobre a segunda vinda de Jesus. O próprio Paulo percebeu o problema e o abordou. O conceito da “reunião com Ele” lembra o que Paulo escreveu na primeira carta (1Ts 4:15-17).


No trecho que estamos estudando, suas palavras recordam a advertência que o próprio Jesus havia dado (Mt 24:1-13). Com facilidade, os tessalonicenses haviam sido desestabilizados por informações conflitantes recebidas no curto intervalo após a primeira carta de Paulo.


O apóstolo não identificou a fonte específica dessa confusão. Talvez isso nem tivesse sido revelado a ele. A expressão “espírito” (2Ts 2:2), provavelmente fosse uma referência a um ensinamento profético, proveniente de um falso profeta ou de uma compreensão equivocada da primeira carta. A segunda possível fonte teria sido a palavra falada, um ensinamento passado de boca em boca entre os membros da igreja. A expressão “carta supostamente vinda de nós” (NVI), foi uma referência de Paulo a uma possível carta forjada em seu nome ou a um mau uso de uma de suas cartas genuínas.


Por mais que um pastor cuide zelosamente de uma igreja, existem várias maneiras pelas quais ideias falsas podem criar raízes. Para os membros da igreja, às vezes é mais fácil aceitar um boato ou rumor do que examinar cuidadosamente as Escrituras. Às vezes, as novas ideias podem até ser bíblicas até certo ponto, mas são promovidas em desarmonia com os demais ensinamentos da Bíblia.


Esse último parece ter sido o problema em Tessalônica. Os tessalonicenses conheciam muitas coisas corretas sobre a segunda vinda de Jesus e os eventos que a precederão. Mas eles tendiam a enfatizar um extremo ou outro do ensinamento sem suas perspectivas de equilíbrio. Tinham deixado de ouvir a advertência de Jesus a respeito de procurar sinais de Sua vinda (Mt 24:4-8). Como resultado, conforme 1 Tessalonicenses, eles lamentavam a demora da vinda de Jesus (1Ts 4:13-15). No capítulo 2 da segunda carta aos Tessalonicenses, eles parecem ter chegado à conclusão de que já estavam no meio dos eventos finais.

 

Segunda
Ano Bíblico: Os 5–9


A breve resposta de Paulo (2Ts 2:3, 4)


 

No curto intervalo entre 1 e 2 Tessalonicenses, os membros da igreja de Tessalônica ficaram confusos sobre o significado do que Paulo havia escrito na primeira carta. Eles chegaram à conclusão de que a segunda vinda de Cristo estava próxima ou já havia ocorrido de algum modo secreto (2Ts 2:2). Qual foi a breve resposta de Paulo a esse problema? “Isso não pode ser verdade. Há muitas coisas que ainda não aconteceram.”


A confusão em Tessalônica fez com que Paulo escrevesse seu esboço mais extenso dos eventos finais. Sem essa resposta do apóstolo, uma mensagem importante não teria sido preservada.

 

2. O que Paulo nos diz sobre “o homem da iniquidade”? Que princípios nos ajudam a entender o que ele estava apresentando? 2Ts 2:3, 4

 

No original, os versos 3 e 4 são uma frase incompleta. A expressão “porque isto não acontecerá” (RA), “não será assim” (RC) ou “Antes daquele dia” (NVI) está faltando no grego e foi inserida na maioria das traduções. Paulo relacionou as coisas que devem acontecer antes da vinda de Jesus. Haverá uma “apostasia” (da palavra grega apostasia, equivalente a abandono da fé), e depois “o homem da iniquidade” será revelado. Essa revelação é descrita em 2 Tessalonicenses 2:8-10 como ação de Satanás (NVI) pouco antes da segunda vinda de Cristo (o que examinaremos em detalhes na lição de quarta-feira). Mas, antes dessa revelação da iniquidade, haveria um período de “mistério” e restrição (2Ts 2:6, 7).


O verso 4 é uma descrição do homem do pecado (ou “iniquidade”), que operaria secretamente por algum tempo e, finalmente, seria revelado. Ele se oporia a Deus, se exaltaria acima de Deus, se assentaria no templo e proclamaria ser Deus. Esse verso está repleto de alusões a textos do Antigo e do Novo Testamento. O “oponente” lembra Satanás em Zacarias 3:1. A exaltação de si mesmo acima de Deus e a usurpação do lugar de Deus no templo celestial lembra o chifre pequeno de Daniel 8. A ostentação de si mesmo “como se fosse o próprio Deus” lembra Satanás em Isaías 14 e Ezequiel 28; isso aponta também para o poder blasfemador de Daniel 11:36-39. Assim, a descrição do homem do pecado contém elementos que apontam tanto para o próprio Satanás quanto para um perverso agente de Satanás ao longo da história cristã.

 

De que maneiras sutis podemos ter o mesmo tipo de atitude reveladas pelo “homem do pecado”?

 

Terça
Ano Bíblico: Os 10–14


O detentor (2Ts 2:5-7)


 

3. De acordo com Paulo, que duas coisas caracterizavam a situação do mundo no momento em que ele escrevia? Como podemos ver o grande conflito revelado nesses versos? 2Ts 2:6, 7

 

Combinando esses versos com os anteriores, percebemos que Paulo estava descrevendo três fases da história desde seu tempo até o fim. A fase final começa na segunda vinda de Cristo. Antes dessa fase há a revelação do homem do pecado (2Ts 2:3), também conhecido como o iníquo (2Ts 2:8). E antes dessa fase há o tempo de mistério e restrição (2Ts 2:6, 7).


Ainda que tivéssemos um grande desejo de compreender plenamente a intenção de Paulo, há uma série de incertezas nesses versos. O poder refreador é neutro (uma coisa), no verso 6, e masculino (uma pessoa) no verso 7. O iníquo (masculino, v. 8) é neutro no verso 7(“mistério da iniquidade”); também não está claro (v. 7) se o poder refreador é tirado do caminho ou tem autoridade para remover a si mesmo (a Bíblia ESV [English Standard Version] traduz corretamente a expressão: “até que ele esteja fora do caminho”; corresponde à expressão “até que do meio seja tirado” [RC]).


Quem é o detentor ou poder refreador, nesses versos? Ele estava presente nos dias de Paulo, estava defendendo a lei (um poder que restringe a iniquidade, v. 7), estava em um tempo de missão divina e era poderoso o suficiente para restringir a atuação de Satanás (v. 9).

 

4. De acordo com outras passagens do Novo Testamento, o que está detendo a segunda vinda de Cristo? Mt 24:14; Mc 13:10; Ap 14:6, 7

 

Em grande parte do Novo Testamento, os eventos que conduzem à segunda vinda de Jesus começam com a proclamação final do evangelho (Mt 24:14; Mc 13:10; Ap 14:6, 7). Nesse caso, é possível que o detentor sobre o qual Paulo falou fosse o próprio Deus, que detém os eventos finais até que todos tenham a oportunidade de ouvir o evangelho.

 

Você precisa de muita restrição em sua vida? Isto é, quando tentado, como você pode aprender a clamar pelo poder de Deus para restringi-lo de fazer o que você sabe que é errado?

 

Quarta
Ano Bíblico: Joel

 

O Anticristo revelado (2Ts 2:8-10)


 

5. Leia 2 Tessalonicenses 2:8-10. Como podemos entender esses eventos? O que é especialmente importante a respeito da expressão “não acolheram o amor da verdade”?

 

O homem da iniquidade foi introduzido em 2 Tessalonicenses 2:3, 4. Durante grande parte da história cristã, ele operou para enfraquecer a lei de Deus (principalmente o sábado) e usurpar poderes que pertencem somente a Cristo. Em passagens como Daniel 7:20-25 (o chifre pequeno) e Apocalipse 13:1-7 (a besta que surge do mar), esse mesmo poder atua após a queda do Império Romano pagão, combinando a autoridade religiosa com o poder secular para perseguir os santos de Deus. O papado é o único poder na história que se ajusta a todas as especificações dessas profecias. Muitos intérpretes da Idade Média, e até hoje, têm designado essa instituição como o Anticristo (somente nos últimos dois séculos, a grande maioria dos cristãos tem se afastado dessa interpretação, uma mudança interessante à luz do nosso entendimento dos eventos dos últimos dias). Essa identificação do papado se encaixa nas especificações de2 Tessalonicenses 2, de que o homem da iniquidade seria tanto masculino (uma pessoa) quanto neutro (um poder ou instituição mundial).


No verso 7, “mistério da iniquidade” é uma designação adequada para sua atividade. Mas no fim da história, pouco antes da segunda vinda de Jesus, haverá um desafio aberto a Deus e Suas leis, de modo ainda mais abrangente. A continuidade dos poderes, tanto nesse como em outros textos (Dn 7 e Ap 13), indica que, no fim do tempo, o papado também desempenhará um papel importante.

 

6. Que obra anterior de Deus ao longo da história será falsificada por Satanás no engano final? Compare 2Ts 2:9 com At 2:22

 

O texto para hoje abre a cortina para revelar um anticristo ainda maior por trás daquele que atuou entre as nações no curso da história. O próprio Satanás é o autor e consumador dos enganos do tempo do fim. À medida que se aproxima a vinda de Jesus, os eventos irão forçá-lo a um ato final de desespero. Ele deixará a prudência de lado e aparecerá pessoalmente para imitar o ministério terreno de Jesus (veja a lição de sexta-feira). Por meio de falsos milagres, ele tentará desviar a atenção das pessoas do evangelho (a vida, morte e ressurreição de Jesus) e até mesmo da segunda vinda de Cristo.

 

Pense na ideia do “amor da verdade”. Como podemos receber esse amor? Por que é tão importante receber esse amor a fim de não ser envolvido por enganos espirituais, especialmente nos últimos dias? Como podemos aprender a acolher “o amor da verdade?”

 

Quinta
Ano Bíblico: Am 1–4


Verdade e mentiras (2Ts 2:10-12)


 

7. Por que Deus permite que tantas pessoas sejam enganadas? O que os perversos rejeitaram? 2Ts 2:10-12

 

O verso 11 é um texto que muitas pessoas acham extremamente desafiador. Paulo afirmou de modo muito direto que “Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira” (2Ts 2:11). A resposta instintiva a esse texto é algo como: “Como pode o Deus da verdade enviar o engano? Como Ele pode agir de modo idêntico ao de Satanás? (Compare 2Ts 2:11 com 2Ts 2:9).


No texto para hoje, Paulo abriu a cortina e nos deu um vislumbre do grande conflito entre Cristo e Satanás, que envolve muito mais do que apenas os assuntos da Terra e sua história. Satanás acusou Deus de ser injusto, tirano e enganador. Na crise final da história da Terra, Deus “envia” um engano sobre os ímpios. Não se trata de mentira da parte dEle, mas Ele permite que os ímpios escolham mentiras em lugar da verdade para, assim, expor a consequência de decisões tomadas por eles (2Ts 2:12). Ele simplesmente permite que eles colham os frutos de suas ações erradas. Os eventos do tempo do fim revelam diante de todos, de modo claro, a mente e o caráter de Satanás e seus seguidores.


O processo do engano começa quando as pessoas rejeitam o evangelho de Jesus Cristo. No verso 10, o ímpio se recusa a receber o amor da verdade. A oferta de salvação no evangelho é a mensagem implícita por trás dos poderes apocalípticos de 2 Tessalonicenses 2. Por meio de seus ensinamentos e práticas, o papado tem prejudicado o evangelho. Essa obra continuará até ser exposta pelos eventos finais descritos em 2 Tessalonicenses 2:8-12. Assim, a proclamação final do evangelho (Mt 24:14; Ap 14:6, 7) prepara o caminho tanto para o juízo final quanto para os enganos do tempo do fim.


No fim, sejam quais forem as manifestações políticas e religiosas exteriores do grande conflito, que ocorre na Terra, o evangelho de Jesus Cristo, não eventos políticos, sempre tem sido o principal divisor entre o bem e o mal ao longo da história cristã. O Anticristo revela seu verdadeiro caráter usurpando a vida, morte e reinado celestial de Jesus. Todos os outros atores no drama desempenham papéis secundários.

 

Leia com atenção 2 Tessalonicenses 2:12. Qual é a principal razão para as pessoas não receberem a verdade? Você experimentou esse princípio em sua vida? Isto é, o “prazer” da injustiça, ainda que de modo sutil, tem impedido sua mente de se abrir para a verdade?

 

Sexta
Ano Bíblico: Am 5–9

 

Estudo adicional


 

C omo ato culminante no grande drama do engano, o próprio Satanás personificará Cristo... Em tom manso e compassivo apresentará algumas das mesmas verdades celestiais e cheias de graça que o Salvador proferia; curará as doenças do povo, e então, em seu pretenso caráter de Cristo, alegará ter mudado o sábado para o domingo, ordenando a todos que santifiquem o dia que ele abençoou...
“Somente os que forem diligentes estudantes das Escrituras e receberem o amor da verdade estarão ao abrigo dos poderosos enganos que dominam o mundo” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 624, 625).


“Ao apresentar a mensagem, não façam investidas pessoais contra outras igrejas, nem mesmo à católica romana. Os anjos de Deus veem nas diversas denominações muitos que só podem ser alcançados com a maior precaução. Portanto, sejamos cuidadosos com nossas palavras... Sobre esses temas, o silêncio é eloquente. Muitos se acham enganados. Falem a verdade em tons e palavras de amor” (Ellen G. White, Evangelismo, p. 576).

 

Perguntas para reflexão
1. Muitos acreditam que o papado mudou e, em alguns aspectos, ele mudou. No entanto, ele ainda procura usurpar tudo o que Cristo fez e faz por nós, e ainda é o poder representado na profecia. Como podemos permanecer na nossa posição a respeito de Roma, mas de modo amoroso, paciente e delicado?
2. Somos constantemente confrontados com pessoas que surgem com novas datas para os eventos finais, novos gráficos, novas teorias da conspiração sobre este grupo ou aquele. Embora devamos permanecer abertos à nova luz, como devemos lidar com esses desafios?

 

Resumo: Ao corrigir algumas ideias erradas dos tessalonicenses acerca dos eventos dos últimos dias, Paulo apresenta preciosas verdades sobre o tema. Porém, a questão fundamental dos últimos dias não é o tempo dos eventos, nem mesmo todos os detalhes, mas de que lado estamos no grande conflito.

 

Respostas sugestivas: 1: Ideias erradas sobre o tempo da segunda vinda de Cristo; profecias que devem se cumprir antes desse dia, envolvendo o homem do pecado e a apostasia mundial; devemos manter a esperança e a fidelidade, evitando os enganos dos últimos dias. 2: Ele se opõe e se levanta contra Deus, se assenta no santuário de Deus e ostenta-se como se fosse Deus. 3: O mistério da iniquidade operava, mas era detido por um poder antagônico, indicando possivelmente um conflito entre o bem e o mal. 4: O fato de que o evangelho ainda não foi pregado a todo o mundo e o fato de que todos ainda não foram julgados, até porque Deus julgará a todos com base na oportunidade que tiveram de ouvir o evangelho. 5: O anticristo será destruído pela glória de Cristo, porque não poderá suportar a contemplação do Senhor; ele é um instrumento de Satanás; o anticristo engana aos que não amam a verdade e, por isso, não se salvam. 6: A obra de Jesus, que realizou milagres, prodígios e sinais entre o povo, para instruir, salvar e libertar; o homem da iniquidade falsificará essa obra, para dizer que Cristo veio novamente, e assim enganar, destruir e escravizar. 7: Porque rejeitam a verdade, o amor de Deus e a salvação; Deus permite que o erro entre em sua vida porque eles escolheram a mentira, porque encontraram nela seu prazer; eles serão julgados com base nessa escolha.


Resumo da Lição 12 – O Anticristo (2Ts 2:1-12)




O aluno deverá...
Saber:
 Que o único recurso que protegerá contra os enganos de Satanás nos tempos finais é nutrir o amor à verdade espiritual.
Sentir: A necessidade de crescer no conhecimento e no amor à verdade, tal qual revelada nas Escrituras.
Fazer: Decidir estudar a Palavra de Deus diariamente e permitir que ela transforme a vida.


Esboço
I. Saber: A verdade divina protege contra os enganos

A. Para corrigir o equívoco de que a segunda vinda de Jesus já houvesse acontecido secretamente em seus dias, Paulo lista uma série de eventos que deveriam ocorrer anteriormente. Quais são eles?
B. Até que ponto os eventos listados por Paulo já se cumpriram?
C. Antes da volta de Cristo, Satanás tentará enganar o mundo. Que palavras do texto-chave apontam para a falsidade ou engano? Qual é a única proteção contra o engano?


II. Sentir: O desejo de conhecer a verdade
A. Jesus disse: “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" (Jo 8:32, NVI). De que verdade Jesus está falando? Você experimentou o poder libertador da verdade divina?
B. Que razões alguém poderia ter para não querer conhecer a verdade? Qual é o perigo dessa atitude?


III. Fazer: Aprendendo a amar a verdade
A. Na vida cotidiana, o que significa amar a verdade?
B. Como uma pessoa pode passar do simples conhecimento da verdade para o amor à verdade?


Resumo: Aprender a amar a verdade da Palavra de Deus é a única proteção contra os enganos de Satanás.

 

Ciclo do aprendizado



Motivação
Conceito-chave para o crescimento espiritual: O amor à verdade protegerá os servos de Deus dos poderosos enganos mundiais que serão apresentados por Satanás pouco antes da volta de Cristo.

 

A maioria dos habitantes do mundo poderia ser iludida pelo último engano do tempo do fim, a ser realizado por Satanás? Embora a ideia possa parecer difícil de acreditar a princípio, indivíduos certamente menos capazes que o Mestre do engano têm iludido nosso “sofisticado mundo com seus ardis. Um exemplo disso é a descoberta dos “Diários de Hitler” em abril de 1983. De acordo com os relatos, os diários manuscritos de Hitler tinham sido resgatados por um general alemão dentre os destroços de um desastre aéreo nazista, acontecido nas cercanias de Dresden em 1945. A revista alemã Stern soube da descoberta em 1980, e pagou cinco milhões de dólares para ter os documentos contrabandeados para fora da Alemanha Oriental. Os direitos de publicação em inglês foram vendidos às revistas Newsweeke Sunday Times.


A fim de determinar a autenticidade dos diários, a Stern encomendou três análises independentes de uma página, de um dos diários, a especialistas europeus e norte-americanos. Os peritos estavam de acordo em todos os casos: era a escrita de Hitler. Além desses testes, o Sunday Times pediu a Hugh Trevor-Rope, um perito de primeira classe sobre a vida de Hitler, para examinar detalhadamente os volumes. Depois de dar uma examinada prévia nos volumes, Trevor-Rope escreveu para o Sunday Times, dizendoque em sua opinião profissional, os diários eram autênticos.


Dois dias antes da publicação do primeiro artigo no Sunday Times, Hugh Trevor-Rope começou a expressar dúvidas sobre os documentos. Depois da realização de testes complementares, os diários foram declarados falsos. Eles foram finalmente rastreados até Konrad Kujau, um trapaceiro de uma pequena cidade com talento para a falsificação. Kujau explicou depois como enganou os peritos. Ele havia colhido detalhes da vida de Hitler de biografias já publicadas, depois inventou pormenores incidentais, imitou a caligrafia de Hitler, embebeu as páginas em chá e as bateu contra uma mesa, a fim de criar uma aparência envelhecida e desgastada. Ele foi preso e sentenciado a quase cinco anos de prisão (“Konrad Kujau", London Times, 14 de setembro de 2000).


Pense nisto: Se um malandro do interior pôde enganar tantos especialistas, imagine a sutileza que terão os enganos finais de Satanás. O que podemos fazer a fim de ter certeza de que não seremos ludibriados?

 

Compreensão


Comentário Bíblico



I. Permanecendo no caminho
(Recapitule com a classe 2 Tessalonicenses 2:1-3.)


Embora nossa tendência seja, provavelmente, avançar de imediato para os enganos dos últimos dias contra os quais Paulo nos adverte nessa passagem, é importante primeiramente entender o contexto no qual o apóstolo coloca suas observações posteriores. Nosprimeiros três versos do capítulo 2, vemos que a grande preocupação de Paulo é pelo bem-estar espiritual dos novos conversos de Tessalônica. Eles tiveram um bom começo, mas Paulo descobriu que a especulação sobre o fim dos tempos os havia deixado tão preocupados que eles estavam em perigo de perder seu foco com relação à maneira de viver no presente.


Paulo descreve o tipo de agitação espiritual que eles estavam enfrentando com duas palavras: abalar e alarmar. A palavra abalar refere-se ao tipo de movimento oscilante produzido por ventos ou ondas. Aqui Paulo parece ter em mente a imagem de um navio quase a ponto de se depreender de suas amarras e ser lançado na tempestade. O uso da palavra alarmar aponta para as mais íntimas emoções de temor que alguém experimenta quando assustado. Esse tipo de ânsia espiritual é altamente destrutivo à vida cristã. Isso deixa as pessoas tão agitadas sobre o que vai ocorrer no futuro, que elas lutam para viver pela fé no presente. Jesus advertiu contra esse perigo emMateus 24, onde diz: “E ouvireis de guerras e rumores de guerras. Vede que não vos alarmeis” (Mt 24:6, English Standard Version, tradução nossa).


Qual é a causa do alarme dos tessalonicenses? Alguns deles haviam chegado à conclusão de que Cristo já havia retornado. Estranho como possa parecer, isso não nos deveria surpreender. Os novos crentes sempre são mais suscetíveis aos falsos ensinos, visto não terem tido tempo suficiente para se firmarem nas Escrituras. Visto que uma interpretação literal da segunda vinda de Cristo se oporia claramente à ideia de que Jesus já havia voltado, podemos concluir apenas que alguns dos tessalonicenses devem ter suposto que Jesus havia regressado espiritualmente. Algo semelhante, talvez, à moderna convicção das Testemunhas de Jeová, que sustentam que a segunda vinda de Cristo teve lugar espiritualmente em 1914.


Pense nisto: A preocupação de Paulo era que os tessalonicenses ficassem tão alarmados com os eventos finais que deixassem de viver para Cristo no presente. Enquanto aguardamos a breve volta de Cristo, como podemos evitar que nossa fé vá para um extremo ou outro?


II. A grande rebelião
(Recapitule com a classe 2 Tessalonicenses 2:3-12.)


Tendo já dito aos tessalonicenses que o retorno de Cristo seria repentino e inesperado (1Ts 5:2), Paulo explicou que Cristo ainda não poderia ter voltado porque havia certos acontecimentos que precisavam ocorrer anteriormente. O primeiro evento seria uma grande “apostasia” (2Ts 2:3) ou uma "rebelião" (no grego "apostasia") contra Deus, orquestrada pelos poderes do mal (compare com Mt 24:10-12; At 20:29, 30; 1Tm 4:1; 2Tm 3:1-5; 4:3, 4).


Além da apostasia espiritual, Paulo acrescenta que o homem do pecado (ou da iniquidade) deveria ser revelado. O fato de que esse homem deveria ser revelado indica que ele era um indivíduo que preferia manter oculta sua identidade. Ainda que Paulo não identifique especificamente esse personagem, as características que ele menciona fornecem algumas pistas. Primeiro, suas ações são semelhantes ao comportamento maligno do próprio Satanás. Como Satanás, ele reivindica ser Deus e deseja assentar-se no trono de Deus (Is 14; Ez 28). E como Satanás se opõe a Deus e aos Seus seguidores (Zc 3:1, 2), assim o homem do pecado é aquele que se opõe a Deus e à Sua obra. Mas, como a lição também mostra, a terminologia do homem do pecado, usada por Paulo em 2 Tessalonicenses 2:8-10, é comparável à descrição do poder do chifre pequeno de Daniel, que foi usado por Satanás para combater os servos de Deus e Sua obra (comparar com Dn 8:9-12, 23-25). Essas duas pistas apontam para o próprio Satanás e seus vários representantes, usados ao longo dos séculos em sua obra de enganar.


No fim do tempo, o próprio Satanás tentará conquistar a adoração do mundo, executando o maior de todos os enganos – uma falsificação da segunda vinda de Jesus! Paulo aponta esse fato usando a mesma palavra que ele havia utilizado para falar sobre a volta de Jesus (no grego, parousia), para descrever a "vinda" do homem do pecado (no grego, parousia, 2Ts 2:9). Na tentativa de legitimar sua falsa “segunda vinda”, Satanás aparecerá “com todo poder, e sinais, e prodígios de mentira”, quase a mesma expressão que o apóstolo Pedro empregou para testificar da veracidade do ministério de Jesus (At 2:22).


A mensagem de Paulo é clara: o engano final será tão convincente que apenas os que estiverem dispostos a acolher “o amor da verdade” (2Ts 2:10) não serão enganados (comparar com Mt 24:24; Mc 13:22).


Pense nisto: De acordo com o ensino dos reformadores protestantes, os adventistas do sétimo dia têm identificado historicamente o homem do pecado com o papado. Porém, que perigo há em focalizar exclusivamente o papel do papado nos eventos finais? Isto é, embora jamais devamos esquecer sua atuação, as questões são maiores do que apenas o papel do papado.

 

Aplicação
Perguntas para reflexão
1. Além da história em que Jacó enganou seu pai Isaque, que outras histórias bíblicas mostram uma pessoa enganando outra? O que podemos aprender dessas narrativas com relação às maneiras de evitar os enganos?
2. Paulo diz que os que se perderem “rejeitaram o amor à verdade” (2Ts 2:10, NVI). Conquanto o destino dessas pessoas deva ser lamentado, que “boas novas” podem ser vistas no uso da palavra rejeitaram?
3. Pilatos certa vez perguntou a Jesus: "O que é a verdade?" (Jo 18:38). Levando em conta a importância que Paulo atribui à “verdade” em 2 Tessalonicenses 2:10, 12, como você responderia a essa pergunta?


Perguntas de aplicação
1. Deus é descrito como Aquele que restringe o mal por meio da pregação de Sua Palavra. O poder divino de restrição se manifesta em sua vida?
2. Muitas pessoas serão iludidas pelos enganos de Satanás. O que você pode fazer você agora, não apenas para se proteger, mas também aos que estão em sua esfera de influência?


Criatividade
Só para o professor: Como a lição de sexta-feira destaca, muitas pessoas hoje não veem o papado como uma ameaça, e também não o consideram o principal protagonista que se opõe ao povo de Deus nos eventos finais da história terrena. Pensando nisso e mantendo totalmente diante de nós a perspectiva adventista sobre o papado (que é firmemente apoiada na Bíblia e no Espírito de Profecia), ainda seria prudente lidar com esse assunto com sensibilidade. A atividade seguinte pode ser útil nesse assunto.

 
Atividade: Mostre para a classe que Satanás tem trabalhado ativamente desde a ressurreição de Cristo para arruinar a obra do Salvador neste mundo e na vida de Seus seguidores. Divida a classe em grupos e peça-lhes que sugiram uma lista de pessoas e instituições que poderiam ser classificadas como “manifestações” do principal “homem do
pecado” nos tempos finais.

 

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