segunda-feira, 12 de março de 2012


Lição 11
10 a 17 de março







Deus como artista











Sábado à tarde
Ano Bíblico: Js 9–13



VERSO PARA MEMORIZAR: “Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no Seu templo” (Sl 27:4).


Leituras da semana: Is 64:5-8; Sl 51:10; Hb 8:1-5; 1Cr 23:5; Rm 11:33-36; At 9:1-22



Pensamento-chave: Deus como artista? O que significa isso? E o que isso significa para nós?



Até aqui, estudamos vários aspectos do Senhor: a Trindade, a santidade de Deus, e Deus como redentor. Há uma imagem de Deus nas Escrituras, no entanto, que raramente recebe atenção, isto é, Deus como artista.


Muitas pessoas afirmam que não têm interesse em arte. Muitos cristãos conhecem pouco sobre isso. Eles podem conhecer o que desejam, mas isso nada mais é do que conhecer a si mesmos. Outros reconhecem que a arte existe, mas nunca consideram seu valor ou relevância. Muitas vezes, o cristianismo tem sido contraditório a respeito das artes. Às vezes, as artes têm sido denunciadas como irreligiosas e perversas; outras vezes, a estética tem se tornado uma “religião” secular, com verdadeiros devotos. Há também muitos escritores cristãos, mas eles raramente tentaram relacionar o conceito de “beleza” com as principais doutrinas cristãs.


“A beleza é a verdade, a verdade a beleza”, escreveu o poeta John Keats. Embora Keats tenha certamente exagerado, Deus é realmente a verdade, e a verdade é bela. A própria criação atesta o fato de que Deus é artista e amante do que é belo.


Dia 24 de março vem aí! Impacto Esperança! Dia de entregar o livro A Grande Esperança, revelação da volta de Jesus.



Domingo
Ano Bíblico: Js 14–17


Deus como oleiro




“Contudo, Senhor, Tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; Tu és o oleiro. Todos nós somos obra das Tuas mãos” (Is 64:8, NVI).



1. Qual é a primeira vez em que a Bíblia revela Deus mostrando Suas habilidades em trabalhar com o “barro”? Gn 1:26, 27, 31; 2:7



ABíblia começa com Deus criando os primeiros seres humanos a partir “do pó da terra”. De fato, a palavra hebraica para “homem”, adam, está intimamente ligada à palavra hebraica para “terra”, que é adamah, um vínculo linguístico que reforça a incrível verdade sobre a habilidade de Deus como “oleiro”. Ele realmente nos formou do pó da terra. É difícil imaginar como um ser humano, com sangue, ossos, pele, nervos e todas as incríveis partes do nosso corpo, poderia ter sido formado a partir do solo. Nossa existência é um milagre que está além da compreensão humana.


Embora a figura do “oleiro” esteja correta, no sentido de que o Senhor usou o barro para nos criar, em outros sentidos (como ocorre com a maioria das imagens que procuram explicar a obra e o poder de Deus), dificilmente essa figura faz justiça à Sua criatividade e arte. Afinal, que oleiro pode tomar o barro e transformá-­lo em um ser vivo, capaz de respirar?



2. Que lições podemos aprender com a imagem de Deus como oleiro? Como aplicar essas lições na nossa vida? Jr 18:3-10; Is 64:5-8; Sl 51:10



Entre os conceitos revelados nesses versos está a ideia de que somos totalmente impotentes diante do poder de Deus. Em certo sentido, somos como o barro nas mãos do oleiro. O oleiro, não o barro, está no comando.


Ao mesmo tempo, Deus está trabalhando para recriar em nós Sua imagem. Por mais que o Senhor tenha interesse pela Sua criação física, quanto mais interesse Ele tem pela beleza do que pode fazer em nós? Devemos nos entregar, morrer para o eu e cooperar com o Senhor, que procura nos recriar e restaurar, tanto quanto possível, à beleza original que já tivemos, nos aspectos espiritual e moral. Claro, a aparência exterior pode ser bonita, mas a beleza interior é o que realmente importa.



O escritor russo Fiódor Dostoiévski criou um personagem fictício que tinha, como disse Dostoiévski, beleza interior. Qual é a sua ideia de beleza interior? Que coisas em sua vida se aproximam desse ideal? Que coisas não se aproximam?


Ore pelas pessoas que receberão um exemplar do livro A Grande Esperança. A mega distribuição envolverá oito países da América do Sul, no dia 24 de março.



Segunda
Ano Bíblico: Js 18–21


Deus como arquiteto




Depois que Deus libertou os israelitas da escravidão do Egito de maneira dramática, Ele os trouxe ao Monte Sinai. Ali, Ele uniu o povo a Si mesmo, numa aliança sagrada.



3. Entre todas as variadas instruções que Ele deu ao povo, como a beleza foi incluída? Êx 25:1-9



A primeira metade do livro de Êxodo descreve a miraculosa libertação de Israel do Egito. A segunda metade do livro trata de assuntos que incluem a beleza. As instruções divinas de Êxodo 25:1-9 são seguidas por Êxodo 25:10–31:11, com o projeto divino para a tenda do santuário portátil, seus utensílios e as vestes sacerdotais. De Êxodo 35:1 até o fim do livro (Êx 40:38) são encontradas as divinas descrições detalhadas, juntamente com o registro de sua exata execução. Esse registro inclui muitos detalhes ligados à arte.


Essa coleção de detalhes é leitura entediante para muitos cristãos modernos. Mas Deus Se agradou não apenas em apresentar essas muitas instruções aos escravos recém-libertados, mas também em incluí-las nas Escrituras.


Nos primeiros cinco livros da Bíblia, há quase cinquenta capítulos que registram as precisas orientações divinas a respeito de um belo santuário. Ele não apenas apresentou o projeto arquitetônico, mas também as instruções exatas sobre os utensílios.


É significativo que no Monte Sinai, Deus tenha dado não somente o Decálogo, Suas instruções para a obediência na aliança, mas também instruções específicas de como elaborar uma estrutura esplendorosa envolvendo quase todo tipo de habilidade artística.


Deus foi o arquiteto de tudo isso, mesmo inspirando os artesãos na elaboração dos detalhes minuciosos de decoração. Nada foi deixado para a imaginação humana. Nos primeiros cinco livros de Moisés, há mais capítulos sobre o planejamento e a consequente edificação do santuário e seus utensílios do que para qualquer outro assunto.



4. Qual foi o modelo utilizado para a construção do santuário terrestre? O que isso nos diz sobre o amor de Deus pela beleza? Êx 25:9; Hb 8:1-5



Se o santuário terrestre foi apenas uma “sombra” do celestial, é difícil até começar a imaginar o tipo de beleza que deve existir no verdadeiro santuário, feito pelo próprio Deus.



Por que era importante que o santuário fosse tão bonito? Talvez para dar ao povo um senso de temor diante do poder e grandeza de Deus? Talvez para ajudá-lo a sentir a própria necessidade diante de tamanha grandeza? Como uma compreensão maior da glória do santuário pode nos ajudar a entender o caráter de Deus em contraste com nossa própria natureza terrena e pecaminosidade?


No dia 24, você poderá doar sangue no projeto Vida por Vidas e aproveitar para entregar o livro A Grande Esperança.



Terça
Ano Bíblico: Js 22–24


Deus como músico




“Quatro mil porteiros, e quatro mil, para louvarem ao Senhor com os instrumentos, que eu fiz para o louvar, disse Davi” (1Cr 23:5, RC).



Tente imaginar a cena acima: quatro mil pessoas tocando instrumentos musicais em louvor ao Senhor. Esse deve ter sido um culto de adoração impressionante!


A expressão artística de Deus não se restringe às artes de representação. Nas Escrituras encontramos que, juntamente com a arquitetura sagrada, a liturgia de Israel foi inspirada pelo Senhor. Deus é também amante da bela música.



5. Como Davi descreveu a composição dos salmos que Israel usava na adoração? 2Sm 23:1, 2



Davi deixou claro que foi inspirado pelo Senhor ao escrever seus cânticos. Isso não quer dizer que o Senhor tivesse escrito as palavras e as músicas para ele, mas significa que o Senhor Se importava com o tipo de música que era tocada. Caso contrário, por que Ele Se preocuparia em inspirá-la?



6. Qual foi o papel do Senhor na música utilizada nos cultos de adoração? 2Cr 29:25



No Antigo Testamento, quando a adoração no templo é relatada, a música é evidente e impressionante. Imagine, por exemplo, a atmosfera de adoração na descrição de 1 Crônicas 23:5. Quatro mil instrumentos! Não importando como essa música deve ter soado, certamente não era enfadonha nem árida!


É possível argumentar que as dimensões estéticas poderiam ser esperadas na adoração sagrada e que, ao longo da história, todas as nações têm demonstrado isso na adoração aos seus deuses. No entanto, unicamente Israel afirmou que o próprio Deus projetou cada aspecto de Sua adoração, incluindo arquitetura, utensílios, vestes sacerdotais e liturgia. Não pode haver dúvida de que a concepção artística é aprovada na Palavra de Deus. É contra o relato das Escrituras rejeitar a dimensão estética ou negar que ser um artista pode ser uma vocação relevante para o cristão.



Embora não tenhamos a música que acompanhava o culto israelita, ela deve ter sido bela e certamente deve ter elevado os corações ao Senhor. Como a música funciona em nossa igreja hoje? Como podemos ter certeza de que ela também conduz nosso coração ao Senhor, em lugar de nos impelir em outra direção?


Ore hoje para que você seja motivado a distribuir o livro que explica o destino final do mundo, A Grande Esperança.



Quarta
Ano Bíblico: Jz 1–3


Deus como autor




Faculdades seculares ministram cursos sobre a Bíblia como literatura. Eles a estudam, não porque acham que ela seja a Palavra de Deus, mas simplesmente por sua beleza literária.


Como cristãos, temos a bênção de não apenas desfrutar a beleza literária das Escrituras, mas de aprender as verdades sobre Deus reveladas na Bíblia. Sem dúvida, também a habilidosa construção das narrativas e da poesia, influenciadas pelo Espírito do Senhor (embora escritas por meio das palavras dos profetas de Deus), pode ajudar muito na compreensão da verdade contida na Bíblia.


Paulo, por exemplo, com seu complexo discurso teológico, regularmente intercalou sua teologia com poderosos recursos literários. Por exemplo, nos primeiros onze capítulos de Romanos, ele apresentou um abrangente relato do evangelho.



7. Qual gênero literário foi usado em Romanos 11:33-36? Que gênero literário foi usado antes desse ponto da carta de Paulo?



Como um alpinista que alcançou o cume de uma alta montanha, o apóstolo, que havia compreendido o vasto panorama da história da salvação, irrompeu em louvor. Antes de continuar a delinear as implicações práticas do evangelho, Paulo adorou o Senhor.


Paulo apresentou esse ritmo literário sutil várias vezes em suas epístolas e cartas: raciocínio teológico complexo, entrelaçado com louvor a Deus, antes de concluir com os conselhos práticos.


O livro do Apocalipse também está preenchido por um mosaico imponente de recursos literários, através dos quais Deus retrata a história da salvação. Grande parte do livro foi tirada do Antigo Testamento. O último livro da Bíblia tem um estilo muito diferente do que Paulo e os escritores dos evangelhos usaram. Ao contrário, somos dominados pela profunda exibição de estética, cuidadosamente estruturada em torno de sete cenas do santuário celestial, cada uma se iniciando com um acesso mais profundo para as cortes celestiais.


O livro do Apocalipse é uma extensa manifestação de estética. Deus poderia ter fornecido a João um documento histórico padrão para apresentar o curso da história da salvação. Em vez disso, encontramos impressionantes panoramas figurados, retratando a realização do grande conflito entre Cristo e Satanás, expandindo a imponente revelação apocalíptica dada anteriormente a Daniel e Ezequiel.



Imagine ler a Bíblia apenas como literatura. Realmente seria errar o alvo! O que aprendemos com o fato de que podemos ter a verdade bem diante de nossos olhos e ainda rejeitá-la?



Seja você também um soldado de Cristo na entrega do livro A Grande Esperança. O sonho da igreja é entregar um livro em cada casa. Envolva-se!



Quinta
Ano Bíblico: Jz 4, 5


Deus como escultor




Deus é também escultor, mas não está limitado ao granito ou mármore. Em vez disso, Ele esculpe nosso caráter. Ele pode tomar o pecador e moldá-lo, esculpi-­lo e trabalhar em seu coração até que ele reflita algo da glória do Céu. Deus tem dado ampla evidência dessas habilidades profundas. De capa a capa na Bíblia, encontramos Deus tomando pessoas que poderíamos desprezar como detestáveis e indignas e transformando-as em nobres seres humanos.



8. Jacó, Davi, Pedro e Paulo precisavam, por assim dizer, ser “esculpidos” espiritualmente? Que mudanças foram feitas na vida deles? Que outros personagens bíblicos também precisaram ser “esculpidos”? Gn 32:22-30; Sl 51; Lc 22:31, 32; At 9:1-22

Outro bom exemplo é o de Maria Madalena. “Maria fora... grande pecadora, mas Cristo conhecia as circunstâncias que lhe tinham moldado a vida... Fora Ele que a erguera do desespero e da ruína. Sete vezes ela ouvira Sua repreensão aos demônios que lhe dominavam o coração e a mente. Ouvira-Lhe o forte clamor ao Pai em benefício dela. Sabia quão ofensivo é o pecado à Sua imaculada pureza, e em Sua força vencera... Aquela que caíra e cuja mente havia sido a habitação de demônios, chegara bem perto do Salvador em associação e serviço... Ela esteve ao pé da cruz... Foi a primeira junto ao sepulcro, depois da ressurreição. A primeira a proclamar o Salvador ressuscitado” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 568).


A história da salvação é abundante na criatividade divina, que restaura nos homens e mulheres caídos a perdida “imagem de Deus”. O evangelho não é uma cirurgia plástica para embelezar o exterior, mas uma questão de orientação que transforma a vida, operando de maneira rápida e profunda em seu poder para limpar, moldar, e embelezar. O evangelho de Jesus Cristo edifica com criatividade, integridade e plenitude. Genuína renovação é o resultado da atuação de um poder interior, uma divina criatividade que restaura a beleza de uma vida caída e pecaminosa.



Esculpir envolve lapidar, polir e talvez até mesmo quebrar algumas partes. Que áreas em sua vida precisam ser esculpidas um pouco mais? Quanta resistência você apresenta durante o que nem sempre é um processo agradável?



O primeiro impacto precisa acontecer na sua vida. Deixe que o Espírito Santo o guie e o prepare para a grande entrega de livros no sábado.



Sexta
Ano Bíblico: Jz 6–8


Estudo adicional




Ele fez o infinito sacrifício não apenas para que o pecado pudesse ser removido, mas para que a natureza humana pudesse ser restaurada, embelezada novamente, reconstruída de suas ruínas e habilitada para a presença de Deus” (Ellen G. White, Manuscript Releases, v. 6, p. 11).


“Com que zelo e perseverança o artista trabalha a fim de passar para a tela uma perfeita semelhança de seu modelo; e com que diligência talha e cinzela o escultor, tirando da pedra a cópia do modelo que está seguindo! Assim devem os pais trabalhar para formar, educar e aperfeiçoar os filhos segundo o modelo que lhes foi dado em Cristo Jesus. Assim como o paciente artista estuda, trabalha e estabelece planos para tornar mais perfeito o resultado de seus labores, também devem os pais considerar tempo bem gasto o que é ocupado em educar os filhos para uma vida mais útil e prepará-los para o reino imortal. Pequena e sem importância é a obra do artista quando comparada à do pai ou da mãe. Um lida com material inanimado, no qual amolda belas formas; mas o outro trata com um ser humano, cuja vida pode ser amoldada para o bem ou para o mal” (Ellen G. White, Orientação da Criança, p. 476, 477).



Perguntas para reflexão
1. Enquanto desenvolveu algo belo, você teve consciência de que o ato de desenvolver alguma coisa bonita é uma forma de refletir a “imagem de Deus”?
2. De que modo o mundo criado testemunha poderosamente não apenas do poder criativo de Deus, mas também da Sua maestria artística e amor pela beleza? Que coisas na natureza você acha realmente belas?
3. Quais são algumas das armadilhas da arte? Como podemos usar nossos dons artísticos de maneira que glorifique a Deus e faça avançar Seu reino?




Resumo: As habilidades de Deus como artista têm sido subestimadas. Seu mundo criado é muitas vezes apreciado, mas a expressão de Suas habilidades artísticas estende Sua grande capacidade muito mais longe. Deus deseja que os cristãos sejam uma fonte de “beleza” em um planeta escuro e agonizante.



Respostas sugestivas: 1: Ao criar o homem do pó da terra. Deus reconheceu que a criação era muito boa, uma verdadeira obra de arte. 2: Da mesma forma que o oleiro pode recriar o vaso de barro quebrado, Deus pode restaurar nossa vida arruinada pelo pecado e criar em nós um coração puro. 3: O modelo para construção do santuário de Deus envolvia materiais de valor, qualidade e beleza, de modo que Deus fosse glorificado. 4: O santuário apresentado por Deus a Moisés, com base no santuário celestial. 5: “O Espírito do Senhor fala por meu intermédio, e a Sua Palavra está na minha língua”. Por isso seus salmos eram comoventes. 6: Deus ordenou, por intermédio dos profetas, a organização da música instrumental, executada pelos levitas na Casa do Senhor. 7: Poema de louvor e adoração; antes desse ponto Paulo usou o estilo de dissertação sobre a teologia da salvação. 8: Sim. Deus transformou Jacó (enganador) em Israel (prevalecer com Deus); Pedro negou a Jesus; Davi adulterou e Saulo perseguia a igreja, mas se arrependeram e permaneceram fiéis.



Prepare-se! Amanhã você e seus irmãos farão a diferença. Milhões de livros com a mensagem de que Jesus voltará!


Resumo da Lição 11 – Deus como artista



Texto-chave: Salmos 27:4


O aluno deverá...
Saber:
Como os projetos de Deus, revelados no santuário, no mundo natural e em outras obras artísticas nos ajudam a compreender e apreciar Seu caráter.
Sentir: A beleza pela qual Deus ilustra Sua graça interior.
Fazer: Aceitar o direito divino de nos moldar, assim como o amor pessoal que o divino Oleiro demonstra ao nos transformar em vasos para Sua glória.



Esboço
I. Conhecer: O grande Projetista

A. O que a quantidade prodigiosa de atenção que Deus deu aos detalhes do santuário indicam a respeito de Seu caráter? O que isso nos ensina sobre a adoração?
B. Em quais ambientes o grande Projetista atua, e o que eles ensinam sobre o caráter do seu Criador?



II. Sentir: A beleza da santidade
A. Que aspectos da beleza de Deus – revelada na natureza, música, arquitetura da adoração e em Sua Palavra – ajudam a recriar nosso ser à semelhança de Deus?
B. Que ambientes nos ajudam a ser mais receptivos à influência de Deus?



III. Fazer: Somos os vasos
A. Às vezes, é fácil esquecer que somos os vasos que estão sendo moldados, e que não somos o Oleiro que está moldando. Qual é o benefício de permitir que Deus cumpra Seu papel como Oleiro?
B. O que podemos fazer para tornar mais fácil para Deus a obra de nos moldar?



Resumo: Deus, o grande artista, revelou Sua beleza através de muitas expressões artísticas. Uma das maiores entre essas expressões é o desenvolvimento de Sua semelhança em nosso coração.



Ciclo do aprendizado



Motivação
Conceito-chave para o crescimento espiritual: A lição desta semana focaliza a infinita capacidade criadora de Deus. Embora o pecado tenha arruinado a criação de Deus, ele não apagou a beleza da expressão criativa de Deus, encontrada nos reinos físico e espiritual.
Só para o professor: Ao conduzir a classe na discussão sobre a lição, examine a habilidade artística de Deus em contraste com a dos seres humanos caídos. Embora sejamos capazes de grandes realizações artísticas, estas ainda se tornam pálidas em comparação com as obras de Deus.



A arte é muitas vezes subjetiva. Os quadros de Monet comovem muitas pessoas. Entretanto muitas outras pessoas não entendem exatamente por que essas obras alcançam somas tão grandes nos leilões. Muitos já visitaram as cidades e se admiraram com a "arte" que pontilhava as áreas comerciais e praças.


Quando os seres humanos expressam seu poder criativo, a beleza realmente está nos olhos de quem vê. No entanto, quando Deus cria, poucos podem contestar a elegância e beleza de Sua obra, mesmo que eles não atribuam essa beleza ao Senhor.


Pense nisto: Peça que os alunos partilhem as coisas que eles consideram belas obras de arte. Depois da participação deles, peça que estabeleçam os critérios para o que pode ser considerado bonito e o que não pode.


Compreensão
Só para o professor: Ao estudar a seção Comentário Bíblico desta semana, focalize as soluções elegantes que apoiam a capacidade criadora de Deus. Em outras palavras, a criatividade divina não é expressa simplesmente para satisfazer Sua necessidade de ver beleza. A beleza criada por Deus sempre tem um propósito mais profundo que abençoa a humanidade e honra a Deus.


Comentário Bíblico



I. Uma necessidade universal
(Recapitule com a classe Sl 27:4; Jr 18:3-10.)


Sempre que estudamos as passagens das Escrituras, o contexto se torna muito importante. No Salmo 27, parece que havia sido negado ao rei Davi o acesso ao santuário de Deus. Ele havia sido excluído da beleza da adoração que alimentava em grande parte Sua conexão com Deus. Em bela forma poética, ele expressou sua confiança em Deus e resumiu seus desejos a uma necessidade principal: adorar a Deus em Sua casa, observar a beleza do Senhor, e meditar no Seu templo.


Qual beleza Davi queria ver na casa de Deus? O templo era um lugar de sangue e sacrifícios. Dificilmente poderia ser descrito como um quadro de beleza, mas Davi via beleza na provisão divina de perdão e restauração através das cerimônias do templo. Essa beleza havia sido a motivação de sua vida desde a infância. Ele a almejava.


Sabemos que o rei Davi desejava a beleza divina, mas Deus anseia por essa beleza? O estudo de domingo parece sugerir isso. Por exemplo, Jeremias 18:3-10 parece sugerir que Deus anela ver Seu povo voltando à bela condição em que Ele o criou.


Pense nisto: Peça que alguém leia Jeremias 18:3-10. Que palavras ou frases faladas por Deus captam melhor a forma pela qual Ele vê Seu povo? O que significa o fato de que o vaso que estava sendo formado pelo oleiro foi projetado para ser mais do que apenas um objeto decorativo?


II. O casamento da beleza com o propósito
(Recapitule com a classe Êx 25:1-9; 1Pe 2:9.)


Compare, por um momento, a beleza incrível do santuário portátil no deserto com a construção formada por seres humanos, mencionada em 1 Pedro 2:9. Como O estudo de segunda-feira ilustra de modo encantador, Deus não deixou nenhum detalhe ao acaso na construção de Seu templo. O próprio Deus planejou tudo, selecionou todos os materiais, dirigiu a construção, inspecionou a obra e a abençoou quando acabada.


Deus poderia ser igualmente específico em relação às pessoas que ostentam Seu nome e alegam segui-Lo? Considere 1 Pedro 2:9, o chamado, muitas vezes citado, para sermos testemunhas de Deus no mundo. O povo de Deus é escolhido, real e peculiar, mas esse grupo é mais do que apenas um grupo de rostos bonitos. Eles devem "anunciar as grandezas dAquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz" (NVI). A palavra grandezas significa literalmente excelências ou perfeições, com ênfase nessas qualidades manifestadas ativamente nos atos. Isso é uma referência ao caráter glorioso de Deus, abundante amor e graciosa provisão para a salvação dos pecadores (Êx 34:6, 7). Deus adquiriu a igreja como Sua propriedade especial para que seus membros refletissem Seus preciosos traços de caráter na própria vida e proclamassem Sua bondade e misericórdia a todos os homens.


Pense nisto: Compare e contraste a beleza do santuário divino no deserto com toda a beleza que deve adornar o povo de Deus. Por exemplo, Deus foi muito específico sobre as vestes sacerdotais, que deviam adornar os que ministravam diante dEle. Deus é menos específico a respeito das nossas vestes atualmente? Como conciliar os padrões de beleza divinos com a ética do "venha como está” encontrada nas Escrituras?



III. Mais que uma canção
(Recapitule com a classe 1Cr 23:5; 2Cr 29:25; 2Cr 5.)


Adoração é um tema central na Bíblia. O grande conflito está totalmente relacionado com quem os seres humanos escolhem adorar. Talvez não existam dois livros na Bíblia que apresentem um quadro melhor da resposta de Deus à música de adoração do que 1 e 2 Crônicas.


Em 2 Samuel 23:1, 2 e 2 Crônicas 29:25, aprendemos que Deus dirigiu a escolha do rei Davi em relação à música. Isso impressiona você? Se Deus libertou uma nação do cativeiro, para que pudesse adorá-Lo e habitou no meio dela (Êx 25:8), por que ele não Se preocuparia com todos os aspectos da experiência de adoração?


Na consagração do templo construído por Salomão, Deus respondeu poderosamente a certos eventos na cerimônia de consagração. Quando a arca da aliança chegou, "os que tocavam cornetas e os cantores, em uníssono, louvaram e agradeceram ao Senhor. Ao som de cornetas, címbalos e outros instrumentos, levantaram suas vozes em louvor ao Senhor e cantaram: ‘Ele é bom; o Seu amor dura para sempre’. Então uma nuvem encheu o templo do Senhor, de forma que os sacerdotes não podiam desempenhar o seu serviço, pois a glória do Senhor encheu o templo de Deus” (2Cr 5:13, 14, NVI). Esse tipo resposta dá um novo significado à frase "habitas entre os louvores” (Sl 22:3, RC), não é mesmo?


Pense nisto: A música na adoração continua a ser um dos assuntos mais polêmicos na igreja. Se temos o modelo da expressão musical nas Escrituras, por que há tanto rancor sobre o que é ou não apropriado na adoração? O que havia na música tocada na cerimônia de consagração do templo que atraiu a presença de Deus?


Aplicação
Só para o professor: Incentive os alunos a responder às perguntas de avaliação pessoal abaixo. Dê tempo aos que desejarem partilhar suas respostas.



Perguntas para reflexão
1. A beleza divina sempre foi propositada, significativa e enobrecedora. Se os seres humanos foram criados à imagem de Deus, por que temos dificuldades com nossa aparência? Até que ponto essa insegurança se deve às mensagens seculares sobre beleza, destituídas de base bíblica?
2. Leia o
Salmo 139. Por que Davi ficou tão impressionado com a criatividade divina? Considerando a incrível habilidade de Deus no ato de criar os seres humanos, como podemos nos tornar melhores administradores do nosso corpo?
3. O estudo de quinta-feira descreve os esforços de Deus para esculpir e refazer os seres humanos à Sua imagem. O que mais impede a Deus de terminar a obra em nossa vida? Que papel tem o Espírito Santo nesse processo?




Perguntas de aplicação

1. A lição desta semana deixa claro que a obra divina de esculpir pode ser dolorosa. Que aspectos de seu caráter você mais gostaria que Deus embelezasse? Você os apresentou a Ele?
2. Como você pode ajudar os outros a ver a beleza em si mesmos? Como você pode usar a Palavra de Deus para lhes mostrar quanto eles valem para o Senhor?




Perguntas para testemunho

1. Ellen G. White escreveu: "Jesus chamou os discípulos para que os pudesse enviar como testemunhas Suas, a fim de contarem ao mundo o que dEle tinham visto e ouvido. Seu encargo era o mais importante a que já haviam sido chamados seres humanos, sendo-lhe superior apenas o do próprio Cristo" (O Desejado de Todas as Nações, p. 291). Que beleza você vê na disposição divina de compartilhar uma responsabilidade tão elevada e nobre com seres humanos caídos? O que isso lhe diz sobre o que Deus vê em nós?
2. Que partes da Bíblia são mais belas para você? Selecione duas ou três entre suas passagens favoritas e partilhe com um amigo não cristão. Ao partilhar, destaque a maneira pela qual essas passagens o ajudaram em sua experiência.




Criatividade
Só para o professor: Distribua folhas de papel para os alunos. Em seguida, leia a citação de John Keat para eles. Faça a seguinte pergunta: Na Terra ou no Céu, o que é mais bonito do que a verdade? Depois que a classe responder essa questão, considere as implicações para os grupos de pessoas mencionados abaixo.



A introdução à lição desta semana cita um trecho do famoso poema de John Keat sobre beleza. A citação inteira diz o seguinte: "’A beleza é verdade, a verdade, beleza,‘ – isso é tudo/ Você conhece na Terra, e tudo você precisa conhecer." – Ode a uma urna grega.



Em João 14:6, Jesus declarou entre outras coisas que Ele é a verdade. Você entendeu isso? A verdade é uma Pessoa. Existe algo mais bonito, ou mais importante do que conhecer Jesus? Em termos gerais, como a vida dos seguintes grupos de pessoas pode ser influenciada, transformada e melhorada pela verdade apresentada por Jesus? 1. Órfãos; 2. Políticos; 3. Adolescentes; 4. Comandantes militares e soldados; 5. Os ricos; 6. Os doentes e moribundos; 7. Cônjuges; 8. Pais; 9. Pastores; 10. Advogados.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário