sexta-feira, 2 de março de 2012


Lição 10 – Promessa da oração

PUBLICADO EM: 02/03/2012  |   12:20
Lição 10
3 a 10 de março


Promessa da oração


Sábado à tarde
Ano Bíblico: Dt 21–23

VERSO PARA MEMORIZAR: “À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e Ele ouvirá a minha voz” (Sl 55:17).
Leituras da semana: Cl 4:2Rm 12:12Mt 26:34-44Hb 11:6Tg 4:2Jo 14:151Ts 4:3

Pensamento-chave: Em muitos lugares na Bíblia o Senhor nos chama a orar porque a oração é um componente essencial da nossa caminhada com Ele.

Ellen White apresentou estas palavras sobre a questão da oração: “Nosso Pai celestial está desejoso de derramar sobre nós a plenitude de Suas bênçãos. É nosso privilégio beber livremente da fonte de Seu ilimitado amor. Como é de admirar, pois, que oremos tão pouco! Deus está pronto para ouvir a oração sincera do mais humilde de Seus filhos, e contudo há tanta relutância de nossa parte, para tornar conhecidas a Deus nossas necessidades! Que pensarão os anjos do Céu, a respeito dos pobres e desamparados seres humanos, sujeitos à tentação, quando o coração de Deus, pleno de infinito amor, se inclina anelante para eles, pronto para lhes dar mais do que sabem pedir ou pensar e, contudo, oram tão pouco, e tão pequena fé exercem! Os anjos têm prazer em se prostrar perante Deus; deleitam-se em estar em Sua presença. Consideram a comunhão com Deus sua mais alta alegria; e, contudo, os filhos da Terra, que tanto precisam do auxílio que só Deus pode dar, parecem satisfeitos em andar sem a luz de Seu Espírito, a companhia de Sua presença” (Caminho a Cristo, p. 94).
Isso resume tudo, não é mesmo?

Prepare-se! No dia 10 de março vamos orar e jejuar por nossos amigos e parentes em toda a América do Sul.

Domingo
Ano Bíblico: Dt 24, 25

O poder da oração


Certo dia, um jovem recebeu uma carta de um antigo colega de trabalho que se havia aposentado alguns anos antes. Os dois trabalhadores, para dizer o mínimo, não tinham se dado bem. O que tinha saído, desde o início havia tratado mal o outro. Mesmo assim, o trabalhador que ainda estava atuando abriu a carta e começou a ler. Entre as palavras estavam as seguintes: “Você sabe, eu não sei como a oração funciona, nunca orei, pelo menos intelectualmente. No entanto, sei que nos ensinaram a orar e nas últimas semanas, enquanto orava, me senti muito culpado pela maneira com que tratei você por todo esse tempo. Vejo que eu estava errado, não agi como cristão e dei um testemunho horrível da minha fé. Sei que deveria ter feito isso há muito tempo, mas sinceramente peço desculpas. Tenho que clamar o perdão de Cristo pelo que fiz, não importando o quanto eu seja indigno, e agora peço seu perdão também.”
De muitas formas, essa história exemplifica o poder da oração. O aspecto mais importante desse poder não é fazer com que Deus mova montanhas, embora isso possa acontecer. Em vez disso, a oração pode causar algo ainda mais miraculoso: pode transformar o coração humano.
Como a pessoa escreveu, a oração nem sempre é fácil de entender. Por que pedir a Deus alguma coisa, se Ele já conhece o assunto? Deus não faz coisa nenhuma sem que primeiramente peçamos a Ele? Nossas orações podem realmente mudar o que o Deus Criador fará?
Quer entendamos como a oração funciona, quer não, uma coisa é certa: sem ela, nossa caminhada com o Senhor está destinada ao fracasso.

1. Qual é a importância da oração? Como receber as bênçãos da oração? Mt 26:41Lc 18:1;1Tm 2:81Ts 5:171Pe 4:7Cl 4:2Rm 12:12

Sem dúvida, como cristãos, somos instruídos a orar frequentemente. O fato de não entendermos como a oração funciona é, realmente, irrelevante. A maioria das pessoas não entende completamente como outras coisas funcionam, sejam coisas seculares ou sagradas. Se esperássemos até que entendêssemos totalmente todas as questões sobre nossa fé, dificilmente isso seria fé, não é mesmo? A própria palavra fé implica que há elementos além do nosso alcance intelectual. Porém, algo que pode ser testemunhado por qualquer pessoa que ora constante e fervorosamente, de acordo com a vontade de Deus, é que a oração pode transformar nossa vida, e ela fará isso.

Qual é a sua compreensão da oração? Como a oração tem afetado sua vida? Onde você estaria em sua caminhada cristã sem a oração?
Buscar a Deus nas primeiras horas do dia promove o necessário reavivamento espiritual.

Segunda
Ano Bíblico: Dt 26–28

Jesus, o Messias que orava


2. Em que situações Jesus orou? O que podemos aprender com as orações de Jesus?
Lucas 3:21, 22
Lucas 9:28, 29
Lucas 6:12, 13
Hebreus 5:7
Mateus 14:23
Lucas 22:31, 32
Mateus 26:34-44

Jesus, o imaculado Filho de Deus, que era sem pecado, sem culpa, aquele que viveu em perfeita harmonia com a vontade do Pai, tinha obviamente uma poderosa vida de oração. (Os versos acima nem sequer incluem a oração de Jesus em João 17.) Se Jesus precisava orar a fim de lidar com as coisas que enfrentava, quanto mais nós? O exemplo dado por Cristo acerca da oração deixa muito claro que a oração precisa estar no centro de nossa caminhada com o Senhor.
É difícil imaginar alguém tendo qualquer tipo de relacionamento com Deus, sem orar. Se a comunicação é crucial para manter um relacionamento com outras pessoas, quanto mais no relacionamento com Deus? Jesus nos deu o exemplo. Cabe a nós escolher segui-lo.

Sua vida de oração é constante? Você é facilmente desviado da oração? Você ora continuamente ou somente quando está em apuros? Como você pode aprender a tornar a oração mais importante em sua caminhada com o Senhor?

Durante o jejum do dia 10 de março, organize momentos de oração em sua igreja.

Terça
Ano Bíblico: Dt 29–31

A oração da fé


3. O que se requer dos que se aproximam de Deus, para que suas orações sejam agradáveis? Quais crenças devem estar relacionadas com a fé? Hb 11:6

Em certo sentido, a oração é uma forma de se aproximar de Deus, de se abrir para Ele. Não oramos para que Deus conheça as coisas de que precisamos. Afinal, Jesus mesmo disse, no contexto da oração: “Seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem” (Mt 6:8, NVI). Oramos porque a oração é uma forma de exercitar a fé em Deus. É um meio de tornar a fé mais forte, mais real e prática.
A oração fervorosa e inabalável, apresentada com um sentimento de dependência e necessidade, aumenta a fé e aprofunda o relacionamento com Deus. Quem já não experimentou essa verdade?
A oração é uma forma de ajudar a esvaziar a pessoa de si mesma. É um modo de morrer diariamente; um jeito de restabelecer a ligação com Deus em nível muito pessoal, uma forma de se lembrar de que você não pertence a si mesmo, de que foi comprado por preço, e de que, se fosse deixado por si mesmo, seria arruinado e morto neste mundo cheio de poderes e forças que poderiam, em um instante, esmagar você no pó.

4. Muitas vezes ouvimos a frase “buscar o Senhor em oração.” O que isso significa para você? Dn 9:3, 4Zc 8:21

Em grande medida, cada oração é um ato de fé. Quem pode ver suas orações alcançando o Céu? Quem pode ver Deus as recebendo? Muitas vezes oramos sem ver resultados imediatos, mas avançamos acreditando que Deus ouve e responderá da melhor forma possível. A oração é um ato de fé em que vamos além do que vemos, sentimos ou entendemos completamente.

Sua vida de oração é mecânica e estática, ou é profunda e sincera? Como você pode sair do primeiro caminho para o último?
Jejuar não é apenas evitar alimentos. Significa abrir o coração para receber o Espírito Santo.

Quarta
Ano Bíblico: Dt 32–34

Porque não pedem


Uma das perguntas feitas frequentemente pelos que oram é: “Minhas orações podem realmente mover Deus a fazer algo que, de outra forma, Ele poderia não fazer?” Essa é uma pergunta lógica. Para respondê-la, tudo o que podemos fazer é ir à Palavra de Deus e ver o que ela diz.

5. Nossas orações influenciam as ações de Deus? Tg 4:2Lc 11:9, 10Tg 5:16-18

Por mais que a oração nos transforme e afete nosso relacionamento com Deus e os outros, a Bíblia é muito clara quanto ao fato de que nossas orações influenciam o que Deus faz. Nós pedimos e Ele responde, de uma forma ou de outra.

6. Qual foi a resposta de Deus à oração em favor dos justos de Sodoma? Gn 18:22-33

Mais uma vez, independentemente das dificuldades filosóficas associadas com a compreensão desta verdade, Deus respondeu à oração humana. Ele disse que responde, e por isso precisamos confiar em Sua Palavra.

7. Que atitudes o povo de Deus precisa apresentar diante de Deus? Se as condições forem cumpridas, quais são as promessas divinas? 2Cr 7:14

Observe, entretanto, que Deus não sarará sua terra apenas por causa do seu pedido. As pessoas são chamadas a orar, mas a oração é apenas um aspecto de um reavivamento geral da parte delas.
Talvez, o exemplo mais importante desse princípio está aqui: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1:9). Vemos aqui uma forte ligação entre a oração (neste caso, confissão) e a ação de Deus em nossa vida. Confessamos os pecados e Ele nos perdoa. Nesse processo, o Senhor também nos purifica da nossa injustiça. A ideia clara sugerida aqui é que, se não oramos e não confessamos, não somos perdoados. Sem dúvida, nesse caso, Deus age em resposta às nossas orações.

Que tal orar hoje por cinco amigos que você gostaria que tomassem uma decisão ao lado de Cristo em 2012?

Quinta
Ano Bíblico: Js 1–4

Cumprindo as condições


Alguém se assenta à mesa em um restaurante, consome uma grande refeição, cheia de alimentos gordurosos, que são ingeridos com refrigerante. Termina com uma grande tigela de sorvete de chocolate coberto com chocolate quente. Naquela noite, antes de ir para a cama (fazendo, é claro, um pequeno lanche antes disso), ele se ajoelha para orar. Parte de sua oração é: “Ó Senhor, por favor, me ajuda a perder peso.”
O que há de errado com essa oração?
Podemos esperar que Deus responda nossas orações, mas há coisas que precisamos fazer no processo. Dizem que precisamos viver nossas orações, ou seja, devemos fazer tudo que pudermos, em nossa capacidade, para vê-­las respondidas. Isso não é humanismo, nem demonstração de falta de fé. Ao contrário, é parte do que significa viver pela fé.
“Se atendermos ainda à iniquidade em nosso coração, se nos apegarmos a algum pecado consciente, o Senhor não nos ouvirá; mas a oração da pessoa penitente e contrita será sempre aceita. Depois de termos reparado todas as faltas de que temos consciência, poderemos crer que Deus atenderá às nossas petições. Nossos méritos jamais nos recomendarão ao favor de Deus; é o mérito de Cristo que nos salvará, Seu sangue é que nos purificará; nós, porém, temos uma obra a fazer para cumprir as condições da aceitação” (Ellen G . White, Caminho a Cristo, p. 95, 96).
Ela não está dizendo que temos que ser perfeitos para que nossas orações sejam respondidas. Deixa claro, também, que nossa aceitação diante de Deus não se baseia em nós ou em nossos méritos, mas apenas nos méritos de Cristo. Ela diz que precisamos ter uma atitude de fé, humildade e submissão à vontade de Deus para que Ele possa atuar em nossa vida.

8. O que significa “cumprir as condições”? Hb 10:38Dt 4:29Lc 9:23Jo 14:151Ts 4:3

Talvez, de todas as condições necessárias para que tenhamos uma vida de oração eficaz, a principal seja nosso senso de necessidade, de desamparo, a consciência de que somos pecadores necessitados da graça, e o senso de que nossa única esperança está no Senhor, que tanto fez por nós. Ser arrogante, autoconfiante e cheio de si mesmo é uma receita para o desastre espiritual.

Quais são as coisas pelas quais você está orando fervorosamente? Ao orar, pergunte a si mesmo: O que eu poderia fazer de maneira diferente para alcançar a resposta que desejo de maneira tão desesperada?

Vem aí o dia 10 de março, data da mobilização sul-americana de oração pelo derramamento do Espírito Santo.

Sexta
Ano Bíblico: Js 5–8

Estudo adicional


Aoração é a respiração da alma. É o segredo do poder espiritual. Nenhum outro meio de graça a pode substituir, e a saúde da mente ser conservada. A oração põe o coração em imediato contato com a fonte da vida e fortalece os nervos e músculos da vida religiosa” (Ellen G. White, Obreiros Evangélicos, p. 254, 255).
“Se não recebemos exatamente as coisas que pedimos e ao tempo desejado, devemos não obstante crer que o Senhor nos ouve, e que atenderá às nossas orações. Somos tão falíveis e curtos de visão que às vezes pedimos coisas que não seriam uma bênção para nós, e nosso Pai celestial amorosamente nos atende às orações dando-nos aquilo que é para nosso maior bem – aquilo que nós mesmos desejaríamos se, com visão divinamente iluminada, pudéssemos ver todas as coisas tais como são na realidade. … Mas pretender que a oração seja sempre atendida exatamente do modo e no sentido particular que desejamos é presunção. Deus é muito sábio para errar e bom demais para reter qualquer benefício dos que andam sinceramente” (Ellen G. White,Caminho a Cristo, p. 96).

Perguntas para reflexão
1. Alguém ora para que seu carro não quebre em uma viagem e, quando o carro não quebra, atribui as circunstâncias felizes às orações respondidas. Isso é bom. Mas o que você diria para a pessoa que também orou, neste caso, para que seu filho não morresse, e mesmo assim a criança morreu?
2. Qual é o papel do Espírito Santo em nossa vida de oração?
3. Como você responderia às seguintes perguntas: “Você pode me ensinar o que significa orar? Como devo orar? Por que devo orar? O que devo esperar quando oro? O que não devo esperar?”

Resumo: Sem dúvida, há muitas coisas que não compreendemos a respeito da oração. Mas os que oram sabem de uma coisa, com certeza: a oração transformará a vida deles, e para melhor.

Respostas sugestivas: 1: Evita que entremos em tentação; controla a ira; recebemos as bênçãos quando oramos sempre, sem esmorecer, quando somos criteriosos e sóbrios e temos gratidão. 2: No Seu batismo; na transfiguração; passou a noite orando antes da escolha dos discípulos; diante do sofrimento e morte; depois dos milagres; nos momentos de fraqueza dos discípulos; devemos orar em todos os momentos. 3: Aproximar-se de Deus com fé, crendo na Sua existência e em Suas promessas. 4: Entrar na presença de Deus com o coração arrependido, confessando os pecados, reconhecendo Sua misericórdia e aceitando voltar ao caminho da aliança; nossa busca influenciará a atitudes de outras pessoas. 5: Quando não pedimos, nem buscamos, nem batemos, deixamos de receber e de achar, e a porta não se abre; precisamos orar e confessar, para receber cura e respostas de Deus. 6: Deus disse que pouparia os justos, mesmo que fossem poucos; havia menos de dez justos, e Deus buscou salvar essas pessoas. 7: Orar, se humilhar, buscar a Deus e se converter dos maus caminhos; Deus promete ouvir, perdoar os pecados e sarar sua terra. 8: Viver pela fé; buscar o Senhor de todo o coração; negar a si mesmo, tomar a cruz e seguir a Jesus; amá-Lo e guardar Seus mandamentos, buscar a santificação e se afastar da imoralidade.
Amanhã será o grande momento da busca pelo reavivamento espiritual. A oração e o jejum nos aproximam do Criador. Aproveite!

Resumo da Lição10 – Promessa da Oração

Texto-chave: Salmo 55:17
O aluno deverá…
Conhecer:
 O papel da oração na vida cristã como foi mostrado por Cristo e por outros na Bíblia.
Sentir: Humildade e desejo de abrir o coração diante de Deus, reconhecendo a total necessidade e dependência do Senhor.
Fazer: Orar sem cessar.

Esboço
I. Conhecer: Vida de oração

A. Cristo orava intensamente. Seu exemplo nos incentiva em relação à grande necessidade de oração?
B. Que tipos de coisas eram motivos das orações de Cristo? Suas orações eram sempre respondidas com um “Sim”? Por quê?
C. Que papel teve a oração na vida de outros heróis e heroínas da Bíblia?
II. Sentir: De todo o coração
A. Quais são as atitudes com as quais temos que nos aproximar de Deus em nossas orações?
B. Em quais situações Cristo mostrou essas atitudes?
C. Que papel tem a obediência em nossa vida de oração?

III. Fazer: Oração perseverante
A. Que histórias Jesus contou que ilustram a importância da persistência, determinação e fé na oração?
B. Sua vida de oração fortaleceu sua fé?
C. Há algumas coisas que Deus não nos dá, a menos que peçamos? Por quê?
Resumo: A oração é uma forma de comunhão com Deus e, como tal, devemos praticá-la o máximo possível. Em Sua vida de oração, Cristo demonstrou atitudes que ajudarão muito em nossas orações, incluindo humildade, submissão à vontade de Deus e persistência.

Ciclo do aprendizado

Motivação
Conceito-chave para o crescimento espiritual: A oração é o dom mais íntimo que Deus deu à humanidade. No entanto, é muito mais do que um meio de comunicação. É a oportunidade de se aproximar do Senhor de maneira especial.
Só para o professor: Nesta seção de abertura, pergunte aos alunos: Sua vida é semelhante à vida de Jesus Cristo? A oração é uma das formas de Deus nos manter ligados a Si mesmo, de modo que, em nossa esfera, possamos olhar, pensar e agir como Ele faz na Sua. Se possível, leve para a classe uma ou duas figuras de pequenos cavalos-marinhos.

Essas minúsculas criaturas raramente chegam a ter mais de uma polegada. Passando a maior parte da vida em um só lugar, é uma das espécies mais bem camufladas no oceano, tanto que foi descoberta apenas quando cientistas examinaram um pedaço de coral hospedeiro gorgoniano em um laboratório. Eles têm a mesma cor do coral em que vivem. Seus corpos são terminados com grandes tubérculos bulbosos semelhantes aos encontrados no coral. Cavalos-marinhos pigmeus são conhecidos por habitar recifes de corais no oeste do Pacífico tropical, incluindo a Austrália (estado de Queensland), Indonésia, Japão, Nova Caledônia, Papua Nova Guiné e Filipinas.
Essas criaturas exóticas de tal maneira se parecem com o coral em que vivem que é quase impossível detectá-las a olho nu. Sua aparência exótica é superada apenas pela dança matinal do amor, perfeitamente coreografada, realizada por casais de cavalos-marinhos pigmeus.
Pense nisto: Ao estudar essas belas criaturas do mar, peça que a classe considere nossa semelhança com nosso anfitrião – Jesus Cristo. Que tipo de percepção a simbiose entre o cavalo-marinho e o coral pode revelar sobre a interação íntima entre Deus e a humanidade? Da mesma forma que os cavalos-marinhos pigmeus vivem no coral gorgoniano e se parecem com ele, a Bíblia diz que em Jesus nós “vivemos, e nos movemos, e existimos” (At 17:28). À luz desse verso, que papel a oração deve ter em nossa vida espiritual?

Compreensão
Só para o professor: Jesus orou. Ele acreditava no poder da oração. Acreditava que a oração podia mover a mão de Deus e trazer paz em tempos de aflição. Mais do que isso, entretanto, a oração para Ele era tão essencial como respirar.

Comentário Bíblico

I. Perseverança na oração
(Recapitule com a classe Sl 55:17Lc 18:1.)
A lição desta semana deixa claro que devemos orar não somente quando estamos em tempo de crise (mas que bênção é falar com Deus nesses momentos!). O fugitivo Davi encontrava profundo consolo na comunhão com Deus através da oração. Talvez quando a vida está constantemente em risco, encontramos conforto na presença de Deus. Mesmo nessas circunstâncias, Davi expressava confiança: “Ele ouvirá a minha voz” (Sl 55:17).
Quando Jesus falou aos discípulos acerca da vinda do reino de Deus (Lc 17:20-37), o quadro que Ele descreveu os assustou. Leia esses versos novamente e se coloque naquela situação. Perceba que o contexto ali é de medo. Os discípulos estavam com medo, apreensivos e inseguros.
Jesus poderia ter falado palavras de encorajamento. De fato, Ele o fez (leia Jo 16). Preeminente no arsenal da paz de Cristo é o chamado à oração. Ele contou aos discípulos a parábola da viúva persistente, porque desejava que eles soubessem que precisavam buscar a Deus com perseverança. Queria também que eles soubessem que Seu Pai, o juiz, está mais inclinado a conceder suas petições do que o juiz da parábola. No entanto, as chaves para essas bênçãos especiais eram profundo exame de consciência e oração fervorosa e perseverante.
Pense nisto: Se a oração é um dos meios divinos para nos trazer paz quando nosso coração está ansioso, por que muitas vezes desistimos de orar, quando as situações não mudam dentro do nosso prazo?

II. Ele ora por nós
(Recapitule com a classe Mc 3:13, 14Jo 17.)
A lição desta semana apresenta o Salvador que orava. O estudo de segunda-feira nos lembra que, mesmo tendo sido Deus em carne humana, Jesus sentia a necessidade de orar. Ele orou por Si mesmo, mas muitas vezes Suas orações focalizavam as necessidades dos que estavam ao Seu redor, num esforço para salvar a todos.
Os discípulos devem ter reagido de modo muito sério quando Jesus lhes contou como havia orado por eles antes de chamá-los ao ministério. Por que foi necessária uma noite inteira de oração? Considere o seguinte: “Nenhum dos doze foi escolhido por sua perfeição de caráter ou capacidade. Cristo escolheu homens que estavam dispostos e aptos a aprender, cujo caráter podia ser transformado. Todos tinham graves defeitos quando foram chamados, mas, por Sua graça, esses defeitos foram removidos (exceto no caso de Judas), e em seu lugar Jesus plantou as sementes preciosas do caráter divino que germinaram, cresceram, amadureceram e mais tarde produziram o fruto de um caráter semelhante ao de Cristo” (The SDA Bible Commentary [Comentário Bíblico Adventista], v. 5, p. 592). O Pai revelou a Jesus, com toda a ênfase, o caráter dos homens que Ele usaria para mudar o mundo. Jesus sabia que só poderia obter esse tipo de percepção a partir de uma Fonte, e Ele apreciava o meio de consegui-la: a oração.
Pense nisto: Leia João 17. Faça uma lista de pelo menos três coisas específicas que Jesus pediu que o Pai fizesse pelos discípulos, e por todos os que, mais tarde, acreditassem em Seu nome. Jesus poderia conhecer os assuntos pelos quais devia orar em benefício dos outros se Ele mesmo não tivesse o hábito de orar? Comente.
III. Oração sem cessar
(Recapitule com a classe 1Ts 5:172:93:10.)
Podemos perceber na Bíblia que Jesus estava em constante comunicação com o Pai. Vemos isso no fato de que muitas vezes não foi mencionado que Jesus tivesse orado antes de realizar um milagre ou feito alguma demonstração sobrenatural do poder divino.
Em Lucas 8:22-25, Jesus não orou para que os ventos e as ondas se acalmassem. Simplesmente ordenou que se aquietassem. Em Lucas 5:18-25, Jesus não orou para que o paralítico andasse. Ele viu a fé dos amigos do paralítico e a descrença dos líderes religiosos que pensavam que Cristo estivesse blasfemando de Deus por alegar perdoar pecados, e Ele agiu.
Como Jesus poderia agir de forma tão ousada? A resposta é fácil: Ele era Deus em carne humana. Mas, se Jesus tivesse utilizado algum poder do qual fôssemos privados, por que os discípulos foram capazes de exercer esse poder? (Mt 10). O segredo do poder de Jesus era conhecer a vontade de Seu Pai. Como Ele a conhecia? Ele orava.
Examine a decisão que Jesus fez em Marcos 1:35-38. Quantas pessoas seriam capazes de deixar naquele lugar claras oportunidades para o ministério e seguir para outro lugar? Visto que Jesus recebia Seus planos diários diretamente do Pai, quando Ele encontrava pessoas em necessidade, podia simplesmente agir em seu favor. Por quê? Estava agindo de acordo com a vontade de Deus, uma vontade que Ele conhecia em primeira mão, através da oração constante.
Pense nisto: Jesus não estava sozinho nessa tendência para a comunicação ininterrupta com Deus. O apóstolo Paulo também tinha essa inclinação. Em 1 Tessalonicenses 2:9, ele declarou que trabalhava “noite e dia” pela causa de Deus. Qual era o seu segredo? Leia 1 Tessalonicenses 3:10.

Aplicação
Só para o professor: A oração traz mudança de vida e a oportunidade de mover a mão da Onipotência. Considere esses dois conceitos com a classe, respondendo às seguintes perguntas.

Perguntas para reflexão
1. O estudo de terça-feira nos permite saber que a oração ajuda a pessoa a se esvaziar de si mesma. Qual é a conexão entre esse esvaziamento do próprio eu e a morte para si mesmo, sobre a qual o apóstolo Paulo escreveu em 1 Coríntios 15:31?
2. Existe relação entre a oração e o conhecimento a respeito do que devemos orar? A lição deixa claro que não devemos esperar até que sejamos peritos em oração para começar a orar. Por que as coisas são assim? De que forma Deus nos ensina quando optamos por passar tempo com Ele em oração?
3. Muitas pessoas hesitam em orar porque temem que Deus não os aceite após os erros cometidos. Qual é o critério de Deus para a comunhão conosco? Ele tem um critério? Comente.

Perguntas de aplicação
1. Quais orações na Bíblia tocam mais seu coração? Você tem uma oração favorita que serve de modelo para algumas de suas orações? O que as orações bíblicas nos ensinam sobre a oração?
2. Se Deus conhece nossas necessidades, desejos e a melhor forma de atendê-los, por que pede que oremos? Deus está interessado simplesmente em satisfazer nossas necessidades, ou nossos desejos são um convite a maior comunhão com Ele?
3. O que você faz quando Deus não responde às suas orações? Como você lida com isso?

Perguntas para testemunho
1. Em 2 Crônicas 7:14 está escrito que se o povo de Deus se humilhar, orar, buscar Sua face e se converter de seus maus caminhos, Ele ouvirá suas petições e sarará sua terra. O que você diria a um não cristão que se sentisse excluído das bênçãos oferecidas nesse verso?
2. O estudo de quarta-feira nos lembra de que devemos pedir a Deus para suprir nossas necessidades (Mt 7:7Tg 4:2). Que coisas devemos pedir a Deus? Que pedidos são inadmissíveis? Como podemos ajudar um amigo que pode estar pedindo a Deus algo que não seja para seu melhor interesse?

Criatividade
Só para o professor: Compartilhe a seguinte situação verídica com a classe. Peça que os alunos respondam às necessidades dessa pessoa.

Um amigo compartilhou a seguinte dificuldade com outro: Ele acreditava em Deus, mas uma circunstância em sua vida lhe havia trazido muito desânimo. Como pastor, ele conhecia intimamente o poder de Deus. Ele tinha visto Deus atuar na vida de inúmeras pessoas. Tinha testemunhado Deus curar pessoas em situações que pareciam terríveis.
Assim, quando uma querida irmã da sua igreja ficou doente, ele fez o que sempre fizera: orou. Sabia que Deus era poderoso para curar essa pessoa e, dado o histórico divino em sua vida, ele supôs que isso aconteceria mais uma vez. Jejuou pela irmã agonizante e esperou em Deus. O Senhor não respondeu imediatamente, mas ele continuou a orar pela doente e por sua família. Ele até mesmo a ungiu. No entanto, para sua completa tristeza, a irmã faleceu.
A natureza aparentemente arbitrária dessa “falha” de Deus em curar a mulher o deixou calado e incrédulo. Dentro de poucos meses, ele perdeu a fé em Deus.
Se você fosse o amigo ouvindo essa história de sofrimento, o que diria para ajudar o amigo a recuperar a fé em Deus e no poder da oração?


Artigos relacionados

Comentarios
Este artigo teve "Nenhum Comentário"
Comente este artigo
Comente este artigo
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário