sábado, 10 de março de 2012

Aprenda a lidar com o estresse com sete maneiras rápidas e eficazes


Vale respirar fundo ou cantar uma música para solucionar o problema sem demora


Tamanho da letra: Diminuir texto Aumentar texto
por Manuela Pagan

O estresse é um estímulo que surge com o objetivo de preparar o corpo para a luta ou para a fuga. Nossos antepassados certamente usaram essa descarga hormonal no sentido literal, mas, em meio à correria do século XXI, nós a usamos mesmo é para lutar contra o tempo e fugir das cobranças. Nessas ocasiões, as alterações agudas causadas por essa sensação ajudam a achar as melhores soluções, sempre no prazo certo.

Se as pendências se acumulam, entretanto, e você não consegue colocar a cabeça no travesseiro sem recordar de todos os compromissos não resolvidos, pode ser que o estresse tenha virado crônico. "A adrenalina, liberada em situações agudas, começa a dar lugar ao cortisol - hormônio que pode desencadear doenças, como a obesidade", explica a endocrinologista Alessandra Rascovski, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Ioga, meditação, terapia e exercício físico são práticas que ajudam muito no controle do estresse, mas elas são praticamente impossíveis no meio do expediente, do trânsito ou da bagunça das crianças. Por isso, o Minha Vida conversou com os especialistas e listou algumas dicas para controlar os hormônios em até cinco minutos. Que tal encaixá-las na sua rotina?
  • Amigos assistindo a um vídeo engraçado - foto: Getty Images
  • Chá preto - foto: Getty Images
  • Mulher cantando  - foto: Getty Images
  • Mulher comendo maçã - foto: Getty Images
  • Acupressão - foto: Getty Images
  • Mulher respirando profundamente - foto: Getty Images
  • Mulher falando em volume alto - foto: Getty Images
1 de 7
2
Amigos assistindo a um vídeo engraçado - foto: Getty Images
Assista a um vídeo divertido

Os níveis dos hormônios cortisol e adrenalina (relacionados ao estresse) diminuem muito quando você dá umas boas risadas. Isso foi o que encontrou um estudo realizado pela Loma Linda University, nos Estados Unidos, que analisou a resposta hormonal dos participantes ao assistir um vídeo engraçado e constatou que os efeitos podem durar de 12 a 24 horas.

A endocrinologista Alessandra Rascovski lembra ainda que as risadas podem aumentar os níveis de endorfina - hormônio que combate o estresse. Por isso, aproveite as ferramentas que tiver na mão para dar aquela gargalhada. Vale entrar no Youtube e assistir a um clássico da comédia ou um bate-papo com um amigo divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário