quarta-feira, 25 de julho de 2012

BIBLIOGRAFIA DO CONCURSO DA PROVA DO MÉRITO

Bibliografia da prova por merito

Perfis profissionais para educadores

26 a 36 – São Paulo, 120 (203) Diário Ofi cial Poder Executivo -
Seção I quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Resolução SE 70, de 26-10-2010

Dispõe sobre os perfis profissionais, competências e habilidades
requeridos dos educadores da rede pública estadual e os referenciais
bibliográficos que fundamentam os exames, concursos e processos
seletivos, e dá providências correlatas


O Secretário da Educação, à vista do que lhe representou o Comitê
Gestor para elaboração de provas de que trata a Resolução SE nº 69, de
1º .10.2009, resolve:

Artigo 1º- Fica aprovado o Anexo desta resolução, que apresenta os
perfis profissionais, competências e habilidades requeridos dos
educadores da rede pública estadual nos exames, concursos e processos
seletivos, promovidos por esta Pasta, e os referenciais bibliográficos
que fundamentam esses certames


Artigo 2º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação,
ficando revogadas as disposições em contrário, em especial as Res. SE
nºs 80, de 3.11.2009; 87, de 30.11.2009; 90, de 3.12.2009; 2, de
5.1.2010, e 9, de 27.1.2010

Perfis Profissionais e Referenciais Bibliográficos para Exames,
Concurso e/ou Processos Seletivos de Educadores PEB I, PEB II,
Educação Especial, Educação Escolar Indígena, Diretor de Escola e
Supervisor de Ensino
26 de Outubro de 2010



REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS
PROFESSOR PEB-I - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS (1º AO 5º ANO)
Livros e Artigos para o Professor PEB-I
1. CAVALCANTI, Zelia; MARINCEK, Vania. Aprender matemática
resolvendo problemas. Porto Alegre: Artmed, 2001.
(Cadernos da Escola da Vila, 5)
2. COLL, César et al. O construtivismo na sala de aula. São
Paulo: Ática, 2006.
3. COLOMER, Tereza; CAMPOS, Anna. Ensinar a ler, ensinar
a compreender. São Paulo: Artmed, 2002.
4. DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em
expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma
experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ,
Joaquim. Gêneros Orais e escritos na escola. Campinas: Mercado
de Letras, 2004.
5. FERREIRO, Emília. Com todas as letras. 16. ed. São Paulo:
Cortez, 2010.
6. FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 25. ed.
São Paulo: Cortez, 2010.
7. FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São
Paulo: Ática, 2006.
8. GERALDI, J. W. Linguagem e Ensino: exercícios de militância
e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
9. LA TAILLE, Yves et alii. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias
psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
10. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível
e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
11. LERNER, D.; SADOVSKY, P. O sistema de numeração:
um problema didático. In: PARRA, Cecília (Org.). Didática da
Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes
Médicas, 1996. p. 73-155.
12. SCHNEUWLY, Bernard. Palavra e ficcionalização: Um
caminho para o ensino da linguagem oral. In: SCHNEUWLY,
Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e escritos na escola.
Campinas: Mercado de Letras, 2004.
13. SMOLKA, Ana Luíza Bustamante. A criança na fase inicial
da escrita. Alfabetização como processo discursivo. 11. ed.
São Paulo: Cortez; Campinas: UNICAMP, 2003.
14. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed,
1998.
15. TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a Ler e
a Escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed,
2002.
16. VYGOTSKY, L.S. Formação social da mente. São Paulo:
Martins Fontes, 2007.
17. WEISZ, Telma. O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem.
São Paulo: Ática, 2002.
Publicações Institucionais e Legais para o Professor PEB-I

> PROGRAMA LER E ESCREVER – Documentos disponibilizados
no site do Ler e Escrever: Disponível em:
fde.sp.gov.br>. Acesso em: 25 out. 2010.
1. Orientações Curriculares do Estado de São Paulo: Língua
Portuguesa e Matemática – Ciclo I. Disponível em:
rededosaber.sp.gov.br/portais/LinkClick.aspx?fileticket=k%2b%
2bAb0vwiHw%3d&tabid=1026>. Acesso em: 25 out. 2010.
2. RESOLUÇÃO SE Nº 86/2007, de 19/12/2007 – Institui,
para o ano de 2008, o Programa "Ler e Escrever", no Ciclo I
das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental das Diretorias de
Ensino da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana
da Grande Paulo. Disponível em: cei.edunet.sp.gov.
br/arquivos_resolucoes/Resolucao%20SE%2086_2007_Ler%20
e%20Escrever_EF.doc>. Acesso em: 25 out. 2010.
3. RESOLUÇÃO SE Nº 96/2008, de 23/12/2008 – Estende oFundamental do
Interior. Disponível em:
sp.gov.br/sislegis/detresol.asp?strAto=200812230096>. Acesso
em: 25 out. 2010.
4. LISTA DOS MATERIAIS DO LER E ESCREVER. Disponíveis
em: lereescrever.fde.sp.gov.br/SysPublic/InternaMaterial.
aspx?alkfjlklkjaslkA=301&manudjsns=2&tpMat=0&FiltroDeNot

icias=3>. Acesso em: 25 out. 2010.
* Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor
Alfabetizador – 1ª série – volume 1 e 2.
* Caderno de Planejamento e Avaliação do Professor Alfabetizador
– 1ª série.
* Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 2ª série
– volume 1 e 2.
* Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 3ª série
– volume 1 e 2.
* Material do Professor – Programa Intensivo no Ciclo (PIC)
3ª série – volume 1 e 2.
* Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 4ª série
– volume único.
* Material do Professor - Programa Intensivo no Ciclo (PIC)
4ª série – volume 1, 2 e 3.
> BOLSA ALFABETIZAÇÃO. Disponível em:
fde.sp.gov.br>. Acesso em: 25 out. 2010.
5. DECRETO Nº 51.627, de 01/03/2007 - Institui o Programa
"Bolsa Formação – Escola Pública e Universidade". Disponível
em: www.legislacao.sp.gov.br/dg280202.nsf/5fb5269e
d17b47ab83256cfb00501469/ec14042e91d12e8203257292004
ab6bc?OpenDocument>. Acesso em: 25 out. 2010.
6. RESOLUÇÃO SE Nº 90/2008, de 8-12-2008 - Dispõe sobre
a expansão e aperfeiçoamento do Projeto Bolsa Escola Pública
e Universidade na Alfabetização. Disponível em:
edunet.sp.gov.br/sislegis/detresol.asp?strAto=200812080090>.
Acesso em: 25 out. 2010.
7. RESOLUÇÃO SE Nº 91/2008, de 8-12-2008 - Dispõe sobre
constituição de equipe de gestão institucional para ampliação e
aperfeiçoamento do Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade
na Alfabetização, no âmbito do Programa Bolsa Formação –
Escola Pública e Universidade. Disponível em:
edunet.sp.gov.br/sislegis/detresol.asp?strAto=200812080091>.
Acesso em: 25 out. 2010.

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Resolução SE-13, de 3-3-2011

Altera o Anexo que integra a Resolução SE-70, de 26-10-2010, que
dispõe sobre os perfis profissionais, competências e habilidades
requeridos dos educadores da rede pública estadual e os referenciais
bibliográficos que fundamentam os exames, concursos e processos
seletivos, e dá providências correlatas



O Secretário da Educação, à vista do que lhe representou a
Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, Resolve

Artigo 1º - Ficam incluídos referenciais bibliográficos no Anexo que
integra a Resolução SE nº 70, de 26.10.2010, na seguinte
conformidade:

I – Professor PEB – I – Ensino Fundamental anos iniciais (1º ao 5º
ano)

Livros e Artigos para o Professor PEB-I:

GATTI, Bernadete Angelina (Coord.). Professores do Brasil: impasses e
desafios. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em:
http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682por.pdf

GOMES, Candido Alberto. A educação em novas perspectivas sociológicas.
4ª ed. rev. e ampl. São Paulo: EPU, 2005. (Temas básicos de educação e
ensino).

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza
Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São
Paulo: Cortez, 2003.

LOPES, Alice Casimiro. Políticas de integração curricular. Rio de
Janeiro: UERJ, 2008. (Pesquisa em educação).

SARMENTO, Manuel; GOUVEIA, Maria Cristina Soares de (Org.). Estudos da
infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.

SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. 3ª ed.
Campinas, Autores Associados, 2010. (Memória da educação).

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.

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