sábado, 31 de julho de 2010

Veja como espantar a rinite .

Oito medidas para evitar as crises alérgicas no inverno


Uma das doenças que mais incomodam as pessoas durante o inverno é a rinite alérgica, que ocorre quando um vírus, bactéria ou poeira entram pelas narinas e afetam a cavidade nasal, fazendo com que o nariz fique irritado e entupido. Para quem costuma sofrer com o problema, aí vão oito recomendações preparadas pelo Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária (Inbravisa). Vale a pena conferir.

1) Procure evitar o contato com tapetes, carpetes e cortinas pesadas, pois costumam alojar ácaros e poeira. Dê preferência a pisos lisos e persianas, que são mais fáceis de limpar.
2) Evite manter contato com os bichos de pelúcia, pois eles soltam muitos pêlos, um veneno para quem tem rinite.
3) Tente manter o ambiente que você costuma ficar sempre limpo. Uma dica é limpar o chão com freqüência, utilizando um pano úmido.
4) Outra sugestão importante é manter os cômodos bem arejados. Deixe as janelas abertas para que o ar circule.
5) Não deixe de utilizar capa protetora no travesseiro e no colchão. Os dois costumam acumular uma grande quantidade de ácaros, que desencadeiam a crise alérgica.
6) Mesmo que você goste dos animais de estimação, como gatos e cachorros, por exemplo, evite manter contato com eles, pois costumam soltar pêlos.
7) Cuidado com os descongestionantes nasais. Eles podem solucionar temporariamente o desconforto da congestão no nariz, mas se usados de forma abusiva podem causar dependência.
8) Apesar dos cuidados caseiros, é importante que o indivíduo faça uma consulta com um otorrinolaringologista, médico especializado, para verificar as causas da rinite e outros problemas, como desvio de septo, pólipos ou adenóides hipertrofiadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário