domingo, 4 de abril de 2010

Uma maçã por dia pode diminuir risco de câncer colorretal

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 28.110 novos casos da doença colorretal (cólon e reto) em 2010, acometendo 13.310 homens e 14.800 mulheres. Uma notícia positiva sobre o assunto é que uma pesquisa polonesa, divulgada na publicação European Journal of Cancer Prevention, afirma que comer maçã regularmente pode reduzir o risco de desenvolver a patologia.
Os cientistas compararam a ingestão da fruta de 592 pacientes com a patologia e 765 sem, que estavam no mesmo hospital. E concluíram que o primeiro grupo tinha saboreado 9,5 porções por semana, enquanto o segundo, 11.
A diminuição da chance de ter a enfermidade foi observada naqueles que consumiram uma maçã ao dia, com probabilidade de 0,65. Quem apostou em mais de uma diariamente cortou o risco pela metade.
As propriedades de proteção devem estar ligadas ao alto teor de flavonoides, que evitam que moléculas ou radicais livres causem danos ao tecido e podem ainda inibir o aparecimento de câncer e a proliferação celular, segundo o jornal Daily Mail.
O composto é cinco vezes mais prevalente na casca de maçã do que em sua polpa. Portanto, lave-a bem e não descasque-a na hora de saboreá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário