sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A Liga (HD) - Capão Redondo - 02/08/11 - Parte 1/5

A Liga (HD) - Trabalho Escravo - 16/08/11 - Parte 1/5

1/4 - Conexão Repórter - OXI, Uma Droga que Ameaça - 11/11/10

Conexão Repórter - Morrendo pela Fé (11/05/2011)

Conexão Repórter - Vidas Secretas: Sexo pela Internet

SBT - Conexão Repórter - Ex-integrante do Raça Negra vive nas ruas 20/07...

Jô Soares entrevista Grupo Musical Take 6

Haddad anuncia pós-graduação de graça para professores da rede pública


 


 


 


 


 

O ministro da Educação e pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou nesta sexta-feira (30) a criação de um "Fies do professor", por meio do qual os docentes de escolas públicas poderão fazer cursos de mestrado e doutorado em educação de graça em instituições privadas.

O anúncio foi feito durante um evento sobre educação infantil, feito pelo sindicato municipal dos trabalhadores na educação infantil de São Paulo.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), o regulamento do programa será definido nos próximos dias, mas, a princípio, o professor que trabalhar na rede pública terá a dívida abatida "automaticamente".

Fernando Haddad fala ao UOL


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Anúncios de impacto

Haddad assumiu a pré-candidatura no começo de agosto e tem feito, desde então, anúncios de impacto na área da educação.

Durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no começo do mês, Haddad disse que pretendia distribuir tablets para alunos de escolas públicas a partir de 2012. Ele não soube dizer, na época, quantos equipamentos seriam comprados, mas afirmou que o volume seria de "centenas de milhares".

No dia 13, o ministro tornou público que o MEC estuda ampliar o total de dias letivos nas escolas brasileiras –atualmente, em 200 dias. "Ou ampliamos o número de horas por dia ou, caso não haja infraestrutura para isso, aumentamos o número de dias letivos. Mas essas alternativas não são excludentes", afirmou Haddad, na época.

Questionado, o MEC afirmou que não há relação entre a pré-candidatura e os anúncios.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ALCKMIN É CONTRA REDUZIR NÚMERO DE AULAS DE PORTUGUÊS


 

O governador Geraldo Alckmin é contra diminuir a carga horária das disciplinas de português e matemática na grade do ensino médio, como sugere a proposta de matriz curricular enviada pela Secretaria de Educação a toda a rede. 'É uma discussão, não há nenhuma decisão quanto a isso, mas, se pudéssemos, deveríamos aumentar', disse ele.

Para o secretário estadual de Educação, Herman Voorwald, instigar a discussão é o que importa. 'A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) prevê 12 disciplinas em 30 horas de aula. Como fazer isso na estrutura que temos? É esse debate que queremos fomentar', afirmou.

Voorwald acredita, ainda, que o número de aulas de português e matemática não é o mais relevante.

'Com a grade do jeito que está, nós estamos bem em português e matemática? Não! Isso mostra como a questão é mais complexa do que uma hora a mais ou a menos de aula. '

O resultado do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado (Saresp) mostrou que 57% dos alunos do ensino médio estão abaixo do básico em matemática e 38% não absorveram conteúdos mínimos em português.

Para o secretário, a melhora do ensino depende, em primeiro lugar, da valorização do docente. 'Se ele não estiver preparado e motivado, nada funciona. É um trabalho em cadeia: é preciso bons professores, infraestrutura apropriada e bom currículo. '

Modelo
Diminuir a carga horária é uma estratégia para que disciplinas como sociologia e filosofia ganhem mais espaço na grade e, também, para que seja feita a inserção de conteúdos que hoje não integram o currículo, como as aulas de língua espanhola.

A distribuição das disciplinas prevê a estruturação do ensino em três ênfases: linguagem; matemática e ciências da natureza; ou ciências humanas.

Nesse formato, todos terão menos aulas de português e matemática, mas a queda varia conforme a área.

A idéia é que, nas escolas em que haja pelo menos três turmas do 3.º ano, os alunos possam optar por uma das áreas de conhecimento.

Nas unidades que não tiverem número suficiente de classes, a proposta prevê grade curricular com distribuição equitativa entre as três áreas.

PARA ENTENDER
Na divisão por ênfase, o aluno do diurno que optar pelo estudo da linguagem terá, durante três anos, 120 aulas a menos de português (de 560 para 440) e 160 de matemática (de 560 para 400). Mas assistirá ao dobro de aulas de sociologia (de 120 para 240).

Quem escolher matemática e ciências da natureza terá 160 aulas de português e 120 de matemática a menos. Por outro lado, aumentam em um terço as de física e química (de 240 para 320).

A maior queda se dará para quem optar por ciências humanas, com 200 aulas a menos de português e matemática (queda de 36%). Mas aumentam as aulas de filosofia (de 160 para 240) e sociologia (de 120 para 320 aulas).

As informações são do Estadão

terça-feira, 27 de setembro de 2011

GOVERNO CORTA AULAS DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA!

   
 
   
 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

 
 

Folha de S. Paulo, 27/09


SP corta aulas de português e matemática

Redução da carga horária das duas disciplinas no ensino médio será usada para aumentar espaço de outras matérias

Governo estadual quer aumentar o espaço de outras disciplinas somente no último ano do antigo segundo grau

FÁBIO TAKAHASHI

O governo paulista finalizou projeto de mudança no ensino médio, a ser implantado já em 2012. Português e matemática perdem espaço para outras matérias como espanhol, física e sociologia.
Outra alteração é que estudantes do terceiro ano escolherão currículo com uma das três ênfases: linguagem; matemática e ciências da natureza; ou ciências humanas.
Hoje, o currículo é praticamente o mesmo para todos. A possibilidade de escolha valerá aos alunos que concluírem o ensino médio em 2014. Os colégios receberam documento neste mês com a proposta. Em outubro, a Secretaria da Educação definirá se o projeto será alterado. A secretaria não se pronunciou sobre o tema.

NOVA DISTRIBUIÇÃO
A redução de português e matemática valerá para todos. No ensino médio matutino, por exemplo, o aluno que está na rede hoje deverá ter assistido a 560 aulas de português quando se formar. Pela proposta, se ele escolher ênfase em linguagem, serão 440 aulas (20% menos). No currículo com ênfase em matemática, seriam 400 aulas e 360 em humanas.
Por outro lado, todos os estudantes terão carga maior de física, química, filosofia e sociologia, que hoje chegam a ter apenas uma aula semanal.
Com a alteração, o governo tira carga de matérias em que os alunos têm problemas -prova da secretaria aponta que 38% estão abaixo do esperado em português e 58% em matemática.
Hoje, o ensino médio estadual tem cerca de 1,5 milhão de alunos -quase 85% das matrículas no Estado. A proposta aumenta a carga horária de matérias menos presentes -português e matemática têm cinco vezes mais aulas que sociologia. Outra alteração é que haverá espanhol em todas as escolas (hoje só existe onde há turmas interessadas).
A intenção da gestão Geraldo Alckmin (PSDB) é que haja maior equilíbrio na distribuição das matérias e que os alunos se sintam mais atraídos pelo ensino, pois terão variações de currículo.
Docente da Faculdade de Educação da USP, Ocimar Alavarse não vê problemas na redução de português e matemática, pois a carga de ambas já é alta. Mas ele discorda das ênfases. "A divisão concentra precocemente a formação do jovem, que precisa de conhecimento geral". Alavarse afirma ainda que a alteração para currículos diferentes pode ser estratégia para atenuar a falta de professores. Podem ser oferecidas, diz, matérias em que haja mais docentes, tirando o peso daquelas com deficit.
Também professora da USP, Carmen Sylvia Vidigal Moraes se diz "desconfiada" da redução de aulas de português e matemática. "Por que, toda vez que se tem de aumentar algumas disciplinas, se fala em retirar outras?", indaga ela, que defende aumento da jornada e ressaltou não ter tido acesso à proposta do governo.

Colaborou SÉRGIO MADURO

 
 
 

Folha de S. Paulo, 27/09


SP corta aulas de português e matemática

Redução da carga horária das duas disciplinas no ensino médio será usada para aumentar espaço de outras matérias

Governo estadual quer aumentar o espaço de outras disciplinas somente no último ano do antigo segundo grau

FÁBIO TAKAHASHI

O governo paulista finalizou projeto de mudança no ensino médio, a ser implantado já em 2012. Português e matemática perdem espaço para outras matérias como espanhol, física e sociologia.
Outra alteração é que estudantes do terceiro ano escolherão currículo com uma das três ênfases: linguagem; matemática e ciências da natureza; ou ciências humanas.
Hoje, o currículo é praticamente o mesmo para todos. A possibilidade de escolha valerá aos alunos que concluírem o ensino médio em 2014. Os colégios receberam documento neste mês com a proposta. Em outubro, a Secretaria da Educação definirá se o projeto será alterado. A secretaria não se pronunciou sobre o tema.

NOVA DISTRIBUIÇÃO
A redução de português e matemática valerá para todos. No ensino médio matutino, por exemplo, o aluno que está na rede hoje deverá ter assistido a 560 aulas de português quando se formar. Pela proposta, se ele escolher ênfase em linguagem, serão 440 aulas (20% menos). No currículo com ênfase em matemática, seriam 400 aulas e 360 em humanas.
Por outro lado, todos os estudantes terão carga maior de física, química, filosofia e sociologia, que hoje chegam a ter apenas uma aula semanal.
Com a alteração, o governo tira carga de matérias em que os alunos têm problemas -prova da secretaria aponta que 38% estão abaixo do esperado em português e 58% em matemática.
Hoje, o ensino médio estadual tem cerca de 1,5 milhão de alunos -quase 85% das matrículas no Estado. A proposta aumenta a carga horária de matérias menos presentes -português e matemática têm cinco vezes mais aulas que sociologia. Outra alteração é que haverá espanhol em todas as escolas (hoje só existe onde há turmas interessadas).
A intenção da gestão Geraldo Alckmin (PSDB) é que haja maior equilíbrio na distribuição das matérias e que os alunos se sintam mais atraídos pelo ensino, pois terão variações de currículo.
Docente da Faculdade de Educação da USP, Ocimar Alavarse não vê problemas na redução de português e matemática, pois a carga de ambas já é alta. Mas ele discorda das ênfases. "A divisão concentra precocemente a formação do jovem, que precisa de conhecimento geral". Alavarse afirma ainda que a alteração para currículos diferentes pode ser estratégia para atenuar a falta de professores. Podem ser oferecidas, diz, matérias em que haja mais docentes, tirando o peso daquelas com deficit.
Também professora da USP, Carmen Sylvia Vidigal Moraes se diz "desconfiada" da redução de aulas de português e matemática. "Por que, toda vez que se tem de aumentar algumas disciplinas, se fala em retirar outras?", indaga ela, que defende aumento da jornada e ressaltou não ter tido acesso à proposta do governo.

Colaborou SÉRGIO MADURO

 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Psol de Embu das Artes apóia a greve dos correios

PSOL - EMBU APÓIA A GREVE DOS CORREIOS

Contra a corrupção - Dilma(PT)


 


 


 


 

No dia 13/09 (terça-feira) os trabalhadores dos correios em assembleia por todo país, decretaram greve por tempo indeterminado.

O governo já planeja minar a greve colocando sua tropa de Choque para desmobilizar a greve com PT e PC do B, pressionando os chefetas a abrirem os CDD e apontar faltas. O governo vem dando declarações que vai aplicar um plano de contingência para repor os dias parados, recolocação de pessoal, realização de hora-extras e trabalhos nos finais de semanas. Como vimos pretende desmobilizar a categoria em greve, com medidas truculentas e espoliativas.

Na pauta de reivindicação esta o piso da categoria que é de R$ 807, um dos mais baixos pagos por estatais. A proposta apresentada pela empresa é um rejuste de 6,87%, ou seja, aumento de R$ de 50 reais linear, um absurdo se comparado ao reajuste dos parlamentares, de 63%.

O governo alega que não pode pagar, mas o dirigente da estatal vai investir R$ 4 bilhões de reais para 2012 e 2015, ou seja tem dinheiro, mas não para os trabalhadores.

Os ecetistas defendem:

  • Revogação da MP 532, que abre as portas para privatização dos Correios;
  • R$ 400 reais de aumento real;
  • Reposição das perdas de 24,76;
  • Contratação de novos concursados;
  • Condições de trabalho;
  • Qualidade dos serviços públicos para a população.


 

domingo, 4 de setembro de 2011

LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA (WWW.ADVIR.COM.BR)





Em espírito e em verdade











Sábado à tarde
Ano Bíblico: Ez 21-23



VERSO PARA MEMORIZAR: “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para Seus adoradores” (João 4:23).


Leituras da semana: Dt 11:16; Lc 1:46-55; 4:5-8; 19:37-40; Jo 4:1-24



Como temos visto ao longo do trimestre, a mensagem do primeiro anjo é um chamado para proclamar o “evangelho eterno”. No centro desse evangelho está Jesus, o Deus encarnado, o Deus que veio a este mundo como ser humano, por meio de poderes e recursos que nossa mente não pode sequer começar a entender.


Pense cuidadosamente no que isto significa: o Deus que criou todas as coisas (Jo 1:1-3) Se tornou humano, nessa humanidade viveu sem pecado e Se ofereceu como sacrifício pelos pecados de todo ser humano. Quando você pensa no tamanho do Universo, os bilhões de galáxias, cada uma composta de bilhões de estrelas, como acreditar que foi Jesus quem criou tudo? Isso desafia a mente humana; é tão incrível que mal podemos compreender. Não é de admirar que Paulo tenha escrito: “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus” (1Co 1:18, RC).


Com uma verdade como essa diante de nós, não é surpreendente que desejemos adorar a Deus. Nesta semana, vamos estudar os temas da adoração e louvor como revelados no ministério do Cristo encarnado, o Criador que tomou sobre Si a forma e a carne da criatura.







Domingo
Ano Bíblico: Ez 24–26


O cântico de louvor e adoração de Maria




Embora Maria, mãe de Jesus, tenha sido motivo de muito interesse religioso ao longo dos séculos, a maior parte desse interesse é tradição proveniente da multidão de fontes que não estão enraizadas nas Escrituras.


No entanto, na questão da vinda de Cristo à Terra, Maria desempenhou um papel fundamental e essencial: em seu ventre, o Salvador do mundo foi miraculosamente concebido; em seu ventre, Ele Se tornou o menino Jesus. Olhando para o passado, com toda a retrospectiva e luz recebidas no Novo Testamento, só podemos nos maravilhar com o milagre. Ainda que ela certamente soubesse que fazia parte de um evento incrível, que devia ter consequências importantes para seu povo, a jovem Maria mais provavelmente não tinha uma ideia real da história da qual seria parte. Porém, ela sabia o suficiente para se maravilhar com as circunstâncias extraordinárias que haviam mudado tão radicalmente sua vida.



1. Leia Lucas 1:46-55, conhecido como o cântico de Maria. Qual é o contexto desse cântico? Por que ela estava cantando? Que elementos de louvor e adoração são revelados nessas palavras? Que assunto abordado ao longo do trimestre aparece nessa canção?



Esse cântico de louvor e adoração está repleto de alusões e imagens tiradas do Antigo Testamento, as únicas Escrituras que ela conhecia. Podemos vê-la dando glória ao Senhor e reconhecendo Sua liderança, não apenas em sua vida, mas igualmente entre seu povo. Sua alusão a Abraão é claramente uma referência à aliança que o Senhor fez com Seu povo; ela estava louvando a Deus por Suas promessas ao Seu povo e via essas promessas como a esperança para ela e para seu povo no futuro.


Mais uma vez, o pouco que ela sabia era suficiente para ver a atuação do Senhor. Por isso, ela demonstrou gratidão e adoração.



Quantas obras “miraculosas” você vê em sua vida? Podem estar acontecendo muitas, mas, mesmo assim, você não percebe, porque continua endurecido, fechado e envolvido em si mesmo?







Segunda
Ano Bíblico: Ez 27–29



Adoração e serviço




“O Diabo O levou a um lugar alto e mostrou-Lhe num relance todos os reinos do mundo. E Lhe disse: “Eu Te darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser. Então, se me adorares, tudo será Teu”. Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus, e só a Ele preste culto’” (Lc 4:5-8, NVI).



Imagine Jesus, depois de 40 dias de fome, cansaço, abnegação e privação, enfrentando as tentações abertas e atrevidas do diabo. Não é difícil imaginar quão belos devem ter parecido a Jesus, nessa tentação, “todos os reinos do mundo” em seu “poder” e “glória”. Satanás tem sido um mestre em fazer as coisas deste mundo sempre parecerem muito encantadoras, agradáveis e gratificantes. Por isso as pessoas caem tão facilmente nos enganos que ele apresenta.



2. Leia atentamente Lucas 4:5-8, especialmente a resposta de Jesus. O que Ele quis dizer ao ligar os verbos “adorar” e “servir” (Almeida Revista e Corrigida)? Como eles estão relacionados?



No Antigo Testamento, os conceitos de adorar falsos deuses e servi-los estão relacionados. “E não levantes os teus olhos aos céus e vejas o Sol, e a Lua, e as estrelas, todo o exército dos céus, e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus” (Dt 4:19; ver também Dt 11:16; Sl 97:7; Dn 3:12). Basicamente, você serve o que você adora; por isso, é muito importante que você adore somente o Senhor.


Assim, observamos um ponto crucial sobre a adoração. É difícil imaginar alguém que adora o Senhor com fé, com entrega, com humildade, amor e respeito, ao mesmo tempo em que serve a outros “deuses”, seja qual for sua forma. Adoração, portanto, pode ser uma proteção contra a idolatria. Quanto mais adoramos o Senhor, mesmo em nossa devoção particular, mais protegidos somos contra a atitude de servir ao eu, ao pecado, e todas as outras forças que disputam nosso serviço.



Pense mais sobre esta ideia: o que adoramos é o que servimos. Esse princípio tem se manifestado em sua vida? Como sua experiência de adoração pode ajudá-lo a se concentrar em servir somente ao Senhor?







Terça
Ano Bíblico: Ez 30–32


Adorando o que não se conhece




Como já vimos inúmeras vezes, mesmo com todas as formas complexas e profundas de adoração que o Senhor havia instituído para Israel, não era apenas com as formas que o Senhor Se importava. As formas, as tradições e a liturgia eram meios para um fim, e esse fim era que a pessoa se entregasse inteiramente ao seu Criador e Redentor. É muito mais fácil, no entanto, fazer da religião uma série de fórmulas, tradições e atos exteriores do que morrer diariamente para o eu e se render ao Senhor com humildade e fé. Esse fato certamente é suficiente para explicar por que a Bíblia gasta tanto tempo falando daqueles cujos corações não são justos diante de Deus, independentemente de quanto suas formas de adoração estejam “corretas”.


Quando Jesus Se tornou humano, também tratou desse problema.



3. Leia João 4:1-24. Que importante questão sobre adoração Jesus apresentou para a mulher samaritana no verso 21? Por que Ele estava desviando a mente dela dos locais específicos de adoração?



Ao mencionar alguns dos segredos mais profundos da mulher, Jesus atraiu a atenção dela. Ele então usou aquele momento para lhe oferecer algo melhor do que o que ela possuía. Jesus usou uma frase poderosa: “Creia em Mim, mulher”, a fim de mostrar a ela que a verdadeira adoração vai muito além das formas exteriores e locais de culto. “Este monte” era o Monte Gerizim, onde os samaritanos haviam construído um templo. É claro que se poderia esperar que um judeu dissesse isso para um samaritano.


Mas Jesus não parou por aí. Ele incluiu até mesmo Jerusalém, o local do templo sagrado que Ele mesmo havia escolhido. Assim, no início de Seu ministério terrestre, Jesus estava de maneira muito ampla apontando para o que Ele mais tarde declarou, em referência ao templo: “Não ficará aqui pedra sobre pedra; serão todas derrubadas” (Mt 24:2, NVI). Em tudo isso, Jesus estava trabalhando para dar à mulher a “água viva” (Jo 4:10), que é Ele mesmo. Ele queria que ela entendesse que um relacionamento pessoal com seu Criador e Redentor certamente era o fundamento da adoração, e não as formas e tradições de sua fé, a qual se havia desviado da verdadeira religião dos judeus. Sua referência a Jerusalém (Jo 4:21), entretanto, provou que Ele estava apontando para algo ainda além do sistema de sacrifícios e de adoração que Ele mesmo havia criado.



De que forma todos os aspectos de sua experiência de adoração podem ajudá-lo a aprofundar seu relacionamento com Deus?







Quarta
Ano Bíblico: Ez 33–35


Os verdadeiros adoradores




“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para Seus adoradores” (Jo 4:23).



Depois de afastar a mente da samaritana dos locais específicos de adoração e, em seguida, mencionar a superioridade da fé judaica sobre a dela, Jesus então falou à mulher sobre “os verdadeiros adoradores”. No verso 21, Jesus disse: “Vem a hora” em que as pessoas não adorarão naquele monte nem em Jerusalém; agora, porém, no verso 23, Ele diz que a hora “já chegou”, em que todos os verdadeiros adoradores adorarão em espírito e em verdade. Em outras palavras, não olhe para a glória passada, e não olhe para algum evento futuro. Ao contrário, “já chegou” o tempo para dar ao Senhor a adoração que Ele merece, e através dessa adoração experimentar o amor, a graça e a salvação que Ele oferece.



4. Jesus disse que todos os verdadeiros adoradores “adorarão o Pai em espírito e em verdade”. O que esses dois elementos representam, e como devemos aplicar isso à nossa experiência de adoração? Mc 7:6-9



Jesus a estava chamando para uma forma equilibrada de adoração, que procede do coração, que é sincera e profundamente sentida, que nasce do amor e temor para com Deus. Não há nada de errado com as emoções na adoração; afinal, nossa religião nos convida a amar a Deus (1Jo 5:2; Mc 12:30), e como o amor pode ser separado das emoções?


Ao mesmo tempo, Deus pede que Seus verdadeiros adoradores O adorem “em verdade”. Deus revelou Sua vontade, Sua lei e Sua verdade. Ele espera que acreditemos nessa verdade e a ela obedeçamos. Os verdadeiros adoradores amam a Deus, e por causa desse amor procuram servir-Lhe, obedecer-Lhe e fazer o que é certo. No entanto, como podem saber o que é certo sem conhecer a verdade sobre fé, obediência, salvação e assim por diante? Está equivocada a ideia de que as crenças não importam, de que apenas o espírito sincero é importante. Isso é apenas metade da equação. Crenças corretas não salvam, mas nos dão uma grande compreensão do caráter de Deus, e isso deve nos levar a amá-Lo e servir-Lhe ainda mais.


É a sua adoração mais espírito do que verdade, ou mais verdade do que espírito? Como você pode aprender a integrar e equilibrar esses dois aspectos do culto?







Quinta
Ano Bíblico: Ez 36-38


Adorando aos Seus pés



Durante os longos anos da história cristã, a igreja ficou dividida sobre a questão da divindade de Cristo. Seria Ele verdadeiramente o Deus eterno, um com o Pai desde a eternidade? Ou Ele teria sido criado mais tarde, vindo à existência através do poder criativo do Pai?


Embora, no início de nossa igreja, tenha existido certa confusão sobre esse assunto, Ellen G. White deixou muito claro, anos atrás, qual era sua posição. Como igreja hoje, temos aceitado plenamente essa posição.


“‘Ele será chamado pelo nome de Emanuel [que quer dizer: Deus conosco]’” (Mt 1:23). O brilho do ‘conhecimento da glória de Deus’ vê-se ‘na face de Jesus Cristo’ (2Co 4:6). Desde os dias da eternidade o Senhor Jesus Cristo era um com o Pai; era ‘a imagem de Deus’, a imagem de Sua grandeza e majestade, ‘o resplendor de Sua glória’ (Hb 1:3). Foi para manifestar essa glória que Ele veio ao mundo. Veio à Terra entenebrecida pelo pecado, para revelar a luz do amor de Deus, para ser ‘Deus conosco’. Portanto, a Seu respeito foi profetizado: ‘Será o Seu nome Emanuel’” (Is 7:14; O Desejado de Todas as Nações, p. 19).



5. O que os seguintes textos nos dizem sobre a divindade de Cristo? Mt 2:11; 4:10; 9:18; 20:20; Mc 7:7; Lc 24:52; Jo 9:38.



Em Sua resposta a Satanás (Mt 4:10), Jesus deixou muito claro que só o Senhor deve ser adorado. O que nos leva à importante questão apresentada nos textos acima: Cristo nunca recusou a adoração das pessoas. Nas várias vezes em que as pessoas O adoraram, nenhum exemplo é dado, no qual Ele tivesse dito: Não Me adorem, dirijam sua adoração somente ao Pai. De fato, o oposto é o caso.



6. Leia Lucas 19:37-40. O que a resposta de Jesus aos fariseus diz sobre Sua atitude para com aqueles que O adoravam?



Precisamos reafirmar um tema abordado neste trimestre: é muito importante que Jesus seja o centro e o foco de toda a nossa adoração. Cada música, cada oração, cada sermão, tudo o que fazemos deve, de uma forma ou de outra, em última análise, dirigir nossa mente para Cristo, o Deus encarnado que Se ofereceu como sacrifício pelos nossos pecados. A adoração que nos deixa com um sentimento de admiração, amor e reverência para com nosso Senhor é a única, sem dúvida, agradável aos Seus olhos.







Sexta
Ano Bíblico: Ez 39–41


Estudo adicional




Leia de Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 19-26: “Deus conosco”.



Os homens não são postos em comunhão com o Céu mediante a busca de um monte santo ou um templo sagrado. Religião não se limita a formas e cerimônias exteriores. A religião que vem de Deus é a única que leva a Ele. Para O servirmos devidamente, é necessário nascermos do divino Espírito. Isso purificará o coração e renovará a mente, nos dando nova capacidade para conhecer e amar a Deus. Trará motivação para obediência voluntária a todos os Seus reclamos. Esse é o verdadeiro culto. É o fruto da operação do Espírito Santo” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 189).


“Ele próprio, igual a Deus, fez o papel de servo para com Seus discípulos... Aquele diante de quem todo joelho se dobrará, a quem os anjos da glória consideram uma honra servir, Se curvou para lavar os pés daqueles que Lhe chamavam Senhor” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 649).



Perguntas para reflexão:


1. Os líderes religiosos do tempo de Cristo afirmavam conhecer as Escrituras, mas ignoravam o maior milagre da história, o nascimento do Messias. Entretanto, os sábios do Oriente foram procurá-Lo no lugar certo e na hora certa. Que significado essa história tem para nós, como cristãos e como igreja? Como podemos evitar os erros das pessoas nos dias de Cristo, ao vermos se cumprido as profecias dos últimos dias?


2. Pense novamente sobre Maria e o que devia estar se passando em sua mente naquela incrível reviravolta nos acontecimentos. Pense em quanta coisa ela não entendeu e como algumas delas podem ter sido difíceis para ela (estar grávida sem nunca ter se envolvido com um homem, certamente deve ter sido estressante).


E ainda, mesmo em meio a tudo isso, ela foi capaz de louvar ao Senhor e adorá-­Lo, apesar de tantas perguntas sem respostas, de tantos pensamentos perturbadores e tantas coisas obscuras. Como podemos fazer o mesmo: adorar e louvar o Senhor em tempos de incertezas e incógnitas? Na verdade, por que esse pode ser o melhor de todos os momentos para estar em atitude de sincera adoração?



Respostas Sugestivas: 1: Alegria de Maria, ao ser reconhecida como a mãe do Salvador; ela adorou a Deus por Sua aliança com Israel, confirmada na vida de Maria. 2: Somente Deus é digno de culto; servimos a quem adoramos. Não há culto verdadeiro sem serviço. 3: Ter um relacionamento íntimo com Deus, de modo que nossa vida seja transformada, é mais importante do que o local ou as formas da religião. 4: O espírito são as emoções e a verdade são as convicções doutrinárias; precisamos adorar de forma completa, com o coração e com a razão. 5: Os magos e os discípulos adoraram Jesus, reconhecendo Sua divindade; Jesus aceitou essa honra. 6: Ele defendeu os que O adoraram, dizendo que se eles não fizessem isso, as pedras o fariam.


Resumo da Lição



Texto-chave: João 4:23


O aluno deverá...
Saber: Como o ministério de Cristo e Seu exemplo destacam os temas da verdadeira adoração, em contraste com as práticas da falsa adoração.
Sentir: A essência da adoração a Deus em espírito e em verdade.
Fazer: Ir além do ritual e da forma exterior, e beber profundamente da água viva que Jesus promete dar, enquanto adoramos e crescemos em nosso relacionamento com Deus.


Esboço:
I. Saber: Cristo e a adoração
A. Como a oração de Maria reconheceu a ocasião significativa do cumprimento das promessas de Deus ao Seu povo?
B. Como Cristo tornou claros os limites da adoração durante Suas tentações no deserto?


II. Sentir: Em espírito e em verdade
A. Como a mulher samaritana, junto ao poço, tentou usar as diferenças na adoração para colocar de lado a revelação de Cristo a ela? Como fazemos o mesmo hoje?
B. O que Cristo identificou como fórmula inadequada para a verdadeira adoração?
C. O que é necessário para adorar de uma forma que agrade a Deus?
D. Como podemos manter o equilíbrio entre espírito e verdade em nossa adoração?


III. Fazer: Água viva
A. O que precisamos fazer para beber profundamente da água viva que Jesus oferece?
B. Qual é a função da água viva na adoração verdadeira?



Resumo: Pelo seu exemplo, Cristo reforçou a necessidade da supremacia de Deus em nossa afeição e serviço, bem como a importância de adorar em espírito e em verdade.


Ciclo do aprendizado



Motivação
Conceito-chave para o crescimento espiritual: Quando gastamos tempo com as histórias de Jesus, descobrimos o verdadeiro assunto da nossa adoração, e encontramos o que Ele ensinou sobre adoração.
Só para o professor: Recolha exemplos de como Jesus tem sido banalizado de diferentes maneiras. Se possível, traga alguns deles para comentar com a classe, ou imprima cópias desses tipos de coisas em sites da Internet. Exemplos poderiam incluir miniaturas de Jesus no papel de personagens seculares, esculturas, camisetas, músicas, ou exemplos de pessoas usando Jesus para justificar algum tipo de ação ou escolha que, obviamente, parece contradizer o que Jesus ensinou. Tente dissuadir os membros da classe de criticar coisas em que outros cristãos encontram significado. Em vez disso, concentre-se em exemplos que parecem evidentemente comerciais ou triviais. Dirija a discussão conforme a sugestão abaixo, procurando levar os alunos a ter mais discernimento, ao reconhecer os aspectos positivos e negativos na forma pela qual Jesus é retratado em várias culturas.


Atividade de abertura: Peça que os alunos sugiram exemplos de como Jesus é banalizado em diferentes culturas do mundo, até mesmo na cultura da Igreja. Compartilhe os exemplos coletados e comente com a classe sobre as possíveis motivações dos vários itens analisados. Parece que Jesus é muito comum em diversas culturas do mundo, mesmo em algumas que não são claramente “cristãs”. Para muitos, Jesus Se tornou um personagem ridículo, e para outros, uma oportunidade de marketing. Mas esse tipo de interesse em Jesus é diferente da verdadeira adoração. Por exemplo, quais são os aspectos positivos que pode haver em alguém vestindo uma camiseta que fale de Jesus? Por que adoração é algo diferente e maior do que isso? Conclua essa discussão, introduzindo as histórias de como pessoas que realmente se encontraram com Jesus responderam a Ele.


Compreensão
Só para o professor: Esta seção traz a oportunidade de considerar aspectos da adoração por meio de histórias da vida e de ensinos de Jesus.



Comentário Bíblico



I. Um cântico sobre Jesus
(Recapitule com a classe Lc 1:46-55.)


Mesmo antes de Jesus nascer, a boa notícia de Sua vinda impeliu Maria a louvar a Deus por Sua bondade, Seus atos na história, Sua intervenção na vida dela, e esperança de salvação em Jesus. Maria foi visitada por um anjo com uma mensagem pessoal e uma tarefa para ela, (Lc 1:26-38), mas ela reconheceu rapidamente que essa notícia era parte do plano maior e das ações de Deus ao longo da história. Sua expressão de adoração demonstrou a profundidade de sua compreensão de que algo grande estava acontecendo, e de que ela teve o privilégio de desempenhar um papel nesse evento.


Pense nisto: O que chama sua atenção no cântico de Maria? Você acha que esse cântico foi espontâneo, inspirado, ou talvez cuidadosamente composto? Por quê? E que diferença isso pode fazer no nosso modo de lê-lo?


I. Tentado a “Adorar”
(Recapitule com a classe Lucas 4:5-8.)


A segunda tentação de Jesus, registrada em Lucas 4 (terceira tentação no relato de Mateus), talvez tenha sido a maior dessas ofertas a Jesus. O ponto central de Sua missão na Terra foi recuperar os reinos deste mundo, como domínio divino. Aquela tentação parecia um atalho para esse objetivo. Jesus, porém, Se manteve firme, declarando que Deus, e somente Deus, é digno de adoração. Ele também deu o exemplo de manter a verdadeira adoração, não importando o custo ou quanto a oferta seja sedutora, esperando a promessa apresentada na visão de João no Apocalipse: “O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no Céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do Seu Cristo, e Ele reinará pelos séculos dos séculos” (Ap 11:15).


Pense nisto: Jesus poderia ter achado essa tentação atraente? Por quê? Quando nos lembramos das promessas que temos para o futuro, como a de Apocalipse 11:15 (não importando nossa situação atual), o que muda em nossa perspectiva sobre a adoração?



III. Jesus fala sobre adoração
(Recapitule com a classe João 4:1-24.)


Quando Jesus respondia questões que eram de tema de discussões teológicas de Seus dias, Ele muitas vezes evitava as perguntas, preferindo, em vez disso, reformular a conversa e dar a Seus ouvintes uma nova maneira de encarar o tema. Um desses exemplos é encontrado em João 4:19-24, em que a mulher samaritana levantou a discussão sobre o lugar em que Deus poderia ser verdadeiramente adorado. Jesus explicou que nossa forma de adorar, a atitude com a qual adoramos, são muito mais importantes do que o lugar. Ele lembrou à mulher que Deus é acessível a todos os que verdadeiramente O buscam. Mas Jesus também demonstrou que fazer as perguntas certas é mais importante do que responder às questões menores, que podem facilmente nos distrair.


Pense nisto: O que você acha que Jesus quis dizer quando falou sobre adorar “em espírito e em verdade”?Quais são algumas das perguntas pelas quais poderíamos ser distraídos?



IV. Adorando a Jesus como Deus
(Recapitule com a classe Mt 2:11; 4:10; 9:18; 20:20; Lc 5:8; 19:37-40; 24:52; e João 9:38.)


Durante todo o ministério de Jesus, várias pessoas experimentaram momentos em que perceberam que Jesus era realmente Deus, e sua resposta natural foi adorá-Lo. Embora Jesus geralmente não incentivasse isso publicamente, Ele também não desencorajou os que foram impelidos a Lhe responder dessa forma. Imagine como deve ter sido irresistível perceber que essa pessoa que eles haviam conhecido significava muito mais. Uma compreensão similar, de que estamos na presença de Deus, deve também nos levar a adorar esse mesmo Jesus.


Pense nisto: Como você explicaria as ocasiões em que Jesus pediu às pessoas que mantivessem silêncio sobre Ele, em contraste com as vezes em que Ele aceitou adoração e louvor?



Como podemos ter uma experiência com Jesus de forma semelhante à que aconteceu com os que tiveram o privilégio de andar e falar com Ele, direta e fisicamente?



Aplicação
Só para o professor: Visto que Jesus é o centro de nossa adoração, compreender o que Ele disse sobre esse assunto e como Ele o praticou, é vital para desenvolver uma vida de adoração saudável, individualmente e como Igreja. É interessante que Jesus aparentemente não tenha dito muita coisa sobre a adoração diretamente, e tenhamos apenas relatos ocasionais de Seu envolvimento com o que poderíamos reconhecer como adoração. Mesmo assim, Ele levou uma vida de adoração e serviço a Deus, Seu Pai, e constantemente conduzia outros ao Senhor, o que é a essência da adoração.


Perguntas de aplicação
1. Considerando outros aspectos da Bíblia e a importância da adoração na vida da nossa igreja, podemos pensar que a adoração teve um papel relativamente pequeno na vida de Jesus? Explique sua resposta.
2. Como podemos comparar a adoração na vida e nos ensinos de Jesus com a adoração na vida da Igreja hoje?
3. Você acha que a adoração é mais eficaz ou atrativa quando é espontânea, ou quando é cuidadosamente planejada? Por quê? Quais são as vantagens da adoração espontânea? Quais são as vantagens da maneira mais planejada de adoração?
4. Como somos tentados a praticar formas de adoração que nos afastam de Deus? Como evitar isso?
5. Você acha que Jesus estava dizendo para a mulher junto ao poço que os lugares de culto não são importantes? De que maneira os lugares dedicados à adoração podem ser úteis ou inúteis?
6. Como podemos fazer com que os cultos e outras atividades da igreja sejam realizados “em espírito e em verdade”?
7. Partilhe sua lembrança de um momento em que você reconheceu Jesus como Deus, Salvador, alguém que o ama e cuida de você. Como você reagiu na ocasião? Como você responde a essa percepção hoje?
8. O que significa ter Jesus como o centro de nossa adoração? Como podemos ter certeza de que essa é uma realidade?


Criatividade
Só para o professor: Estas atividades são destinadas a motivar os alunos a adorar a Deus de forma diferente, como exaltá-Lo de forma escrita e buscar na sua região lembranças de Jesus e razões para louvá-Lo.



Sugestões de atividades individuais
Distribua papel e caneta e peça que os alunos componham canções de louvor a Deus, por Suas ações na vida deles e do mundo, no estilo do cântico de Maria, em Lucas 1. Isso pode ser escrito em poesia, prosa, ou música, usando as palavras introdutórias do cântico de Maria como ponto de partida e sugestão: “Minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, pois Ele...”


Se os alunos estiverem dispostos a partilhar suas “canções”, separe um tempo para ler algumas delas, como oração final pela classe.


Sugestões para atividades em grupo ou equipe

Planeje com a classe uma caminhada em uma área natural do bairro ou da região. Isso poderia ser feito durante o sábado à tarde ou em outro momento. Durante a atividade, mantenha uma atitude de oração e caminhe tranquilamente, tendo a consciência da presença de Deus e atenção aos ecos de Deus no mundo que nos rodeia. Procure sugestões à oração ou louvor, enquanto o grupo caminha, parando para indicá-las ou reconhecê-las. Lembre-se: muitas vezes Jesus usou imagens e histórias do mundo natural para ilustrar como é o reino de Deus. Depois de um tempo específico, termine os momentos de adoração com orações em grupo e, talvez, partilhem uma refeição juntos, ou converse com os colegas, no lugar em que caminharam.


sábado, 3 de setembro de 2011

NOTÍCIAS DA ASSEMBLÉIA DOS PROFESSORES EM 02 DE SETEMBRO DE 2011


 


 


Assembléia estadual aprova eixos e calendário de luta

Cinco mil professores, reunidos em assembleia estadual na sexta-feira, 2, na Praça da República, Capital, aprovaram o calendário de continuidade da campanha salarial 2011.

Os professores definiram como eixos centrais de sua luta:

revogação da resolução SE 44/2011: fim da divisão das férias;

atribuição de aulas em dezembro;

carreira justa que atenda às necessidades dos profissionais da educação;

mais investimentos em educação (10% do PIB e 50% dos recursos do pré-sal);

implementação imediata da jornada de trabalho prevista na lei 11.738/08 (lei do piso salarial profissional nacional);

fim da quarentena e mudanças na lei para assegurar o emprego e condições adequadas de contratação para os professores das categorias L e O;

por um ensino médio que atenda às necessidades dos filhos e filhas da classe trabalhadora.

Mais verbas para a educação e luta pela implementação da lei do piso

Entre as propostas apresentadas pelo Conselho Estadual de Representantes e referendadas na assembleia está a participação nas atividades da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) em setembro e em outubro, pela imediata aplicação da Lei do Piso, 10% do PIB e 50% dos recursos do pré-sal para a educação pública. Assim, enviaremos delegação a Brasília para a Marcha Nacional em 26/10 e coletaremos milhares de assinaturas no abaixo-assinado nacional pela implementação da lei do piso.

Vamos denunciar os governos do RS, MS, SC e CE que ingressaram com embargo de declaração junto ao Supremo Tribunal Federal, adiando a implementação da lei por, pelo menos, um mês. Vamos também debater a questão da jornada do piso com a comunidade e realizar um dia de luta no qual os professores aplicarão na prática a composição de jornada prevista na lei.

Quanto aos investimentos na educação, vamos intensificar a coleta de assinaturas no abaixo-assinado que já foi encaminhado às subsedes e propor que o Fórum Estadual de Educação discuta as emendas ao Plano Nacional de Educação, com destaque para as que ampliam as verbas a 10% do PIB e propõem a aplicação de 50% dos recursos do pré-sal na educação pública.

Revogação da Resolução 44e atribuição de aulas

Os professores reafirmaram a luta contra o parcelamento das férias (15 dias em julho e 15 dias em janeiro). Na reunião com a Secretaria da Educação, a Diretoria do Sindicato, mais uma vez, manifestou o descontentamento da categoria com a medida. Há estudos para que a atribuição de aulas para o ano letivo de 2012 ocorra ainda este ano. A assembleia decidiu lutar pela atribuição em dezembro e pela revogação da Resolução 44, assegurando 30 dias de férias em janeiro e o recesso de julho.

Outra questão aprovada: que as subsedes acompanhem o processo de inscrição para a atribuição de aulas, levantando todos os problemas e encaminhando-os para a presidência do Sindicato, que repassará os dados à Secretaria da Educação para que nenhum professor seja prejudicado. Também estaremos atentos ao processo de composição de classes, lutando contra o fechamento de turmas, especialmente no noturno, como vem ocorrendo.


 


 


 

Professores das categorias L e O

A APEOESP está lutando junto à SEE para que sejam feitas mudanças nas leis que prevêem o fim da chamada categoria L neste ano (que passarão a ser considerados como categoria O) e a quarentena. Em reunião com o secretário da Educação no dia 1º de setembro, a Diretoria deixou claro que se não acontecer alteração na lei faltarão professores para o ano letivo de 2012. A SEE solicitou ao Sindicato que apresente minuta sobre essa questão, o que está sendo providenciado.

Discussão do Plano de Carreira

A SEE instituiu a Comissão Paritária que discutirá o Plano de Carreira e o calendário de discussões. Pela APEOESP participarão a presidenta Maria Izabel Azevedo Noronha e o secretário geral Fábio Santos de Moraes. As reuniões acontecerão nos dias 6, 15, 20 e 27 de setembro. Neste período, as subsedes devem promover discussões com os professores sobre o Plano de Carreira, acompanhando o desenvolvimento das reuniões da Comissão Paritária. Nosso ponto de chegada nessa discussão é o Estatuto do Magistério (LC 444/85) que assegura diversos direitos que nos foram retirados.

Serão reeditados e distribuídos os materiais sobre a carreira já produzidos para subsidiar os debates da categoria.

Ensino médio

A APEOESP promove no dia 13 de setembro, das 9 às 13 horas, a webconferência sobre o ensino médio. Lutamos por um ensino médio que atenda aos interesses dos filhos e filhas da classe trabalhadora. As subsedes devem promover a discussão nas regiões, mobilizando a categoria e a comunidade escolar nessa luta.

A webconferência pode ser acompanhada no site da APEOESP: www. apeoesp.org.br.

Calendário

A assembleia aprovou realização de uma reunião extraordinária de Representantes de Escola (RE) para o dia 11 de outubro, para o qual a APEOESP já negociou o abono de ponto com a SEE, e nova assembleia estadual, também em outubro. Essas datas são estratégicas para que os professores e professoras possam aprofundar o debate, tomar ciência do processo de negociação e, assim, optar pelas melhores decisões quanto à nossa campanha.

A proposta vencedora foi aprovada por maioria na assembleia, a despeito de alguns grupos terem tentado revertê-la após o anúncio do resultado. A outra proposta apresentada propunha desde já um indicativo de greve para o dia 7 de outubro, sem que se possa prever, ainda, quaisquer possíveis resultados das várias frentes de negociação com a SEE.

A maioria da assembleia, portanto, optou pela continuidade do processo de negociação, deixando para outro momento do mês de outubro as reuniões de REs e a assembleia (data indicativa: 21/10) - que definirá os rumos do movimento.

A decisão da assembleia, portanto, está de acordo com o artigo 2º, inciso a, que determina:

"Artigo 2º - A entidade "APEOESP – Sindicato Estadual", que não possui fins lucrativos e que, portanto, não distribui lucros, propõe-se a organizar e representar os do¬centes e especialistas em educação das redes públicas oficiais do Estado de São Paulo e tem por finalidade:

a) defender os interesses e direitos, indivi¬duais e coletivos da categoria profissional que representa, inclusive nas instâncias judiciais e administrativas competentes;".

Isto significa que, ao participar de instâncias de negociação coma SEE, a APEOESP está cumprindo uma de suas principais finalidades e não cabe atropelar esse processo. Por outro lado, ao tomar esta decisão, a APEOESP deixou claro que não podemos dar ao governo o argumento de que partimos para uma paralisação antes de esgotadas as possibilidades de negociação. Este argumento foi usado em 2010 de forma inverídica, pois naquele momento, não houve de fato nenhuma negociação em torno de nossas reivindicações.

CER aprova procedimentos para melhor organização de seus trabalhos

Cumprindo deliberação da reunião do CER de 19 de agosto, a diretoria da APEOESP apresentou um conjunto de propostas para melhor organização dos trabalhos daquela instância deliberativa. O objetivo é, ao mesmo tempo, assegurar que as reuniões de CER ocorram num tempo suficiente para os debates, que não se esvaziem e que não prejudiquem a realização das assembleias, quando agendadas para a mesma data.

Infelizmente, temos a lamentar que grupos de oposição tenham desrespeitado a decisão democrática do CER retirando-se da reunião após provocarem grande tumulto.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÕES