sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

VERGONHA NACIONAL - LUIS FERNANDO VERÍSSIMO

Crônica de Luiz Fernando Veríssimo sobre o "BBB"

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço...

A décima primeira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira.

Chega a ser difícil, encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo.

O BBB 11 é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos.

Gays, lésbicas, heteros... todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial.

Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais.

O BBB 11 é a realidade em busca do IBOPE..

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 11.

Ele prometeu um “zoológico humano divertido” .

Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os “animais” do “zoológico”: o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a “não sou piranha mas não sou santa”, o modelo Mr. Maringá, a lésbica convicta, a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen e a PM que gosta de apanhar (essa é para acabar!!!).

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível.

Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.

Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis.

Caminho árduo? Heróis?


São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados.

Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.

Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis, são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína, Zilda Arns).

Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.

E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?

(Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir.

Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PRÓXIMA ATRIBUIÇÃO CENTRALIZADA NO NIGRO GAVA TABOÃO DA SERRA

PRÓXIMA ATRIBUIÇÃO CENTRALIZADA – LOCAL- EE MARIA APPARECIDA NIGRO GAVA


 


 

Dia

Área

Horário

Faixa

28/02

  

Classe e Ed. Especial

8h

Classe (Categoria F e L aprovados)

Professor Interlocutor

Banca de Exatas (Matemática, Física, Química, Ciências e Biologia)

10h

Titulares de cargo

Categorias F, L e O habilitados e aprovados

11h

Categorias F, L e O qualificados (não formados em licenciatura plena) e aprovados

13h

Categorias F, L e O habilitados e reprovados

15h

Categorias F, L e O qualificados (não formados em Licenciatura plena) e reprovados

01/03

Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia)

8h

Titulares de cargo

Categorias F, L e O habilitados e aprovados

9h

Categorias F, L e O qualificados (não formados em licenciatura plena) e aprovados

10h

Categorias F habilitados e reprovados

13h

Categorias L e O habilitados e reprovados

14h

Categorias F, L e O qualificados (não formados em Licenciatura plena) e reprovados

02/03

Letras (Português, Inglês, Leitura e Apoio)

8h

Titulares de cargo

Categorias F, L e O habilitados e aprovados

9h

Categorias F, L e O qualificados (não formados em licenciatura plena) e aprovados

10h

Categorias F habilitados e reprovados

13h

Categorias L e O habilitados e reprovados

14h

Categorias F, L e O qualificados (não formados em Licenciatura plena) e reprovados

03/03

Arte e Educação Física

13h

Titulares de cargo

Categorias F, L e O habilitados e aprovados

14h

Categorias F, L e O qualificados (não formados em licenciatura plena) e aprovados

15h

Categorias F, L e O habilitados e reprovados

16h

Categorias F, L e O qualificados (não formados em Licenciatura plena) e reprovados

O diretor deve comparecer no Nigro nos horários em que tiver docente da U.E. que faça jus à atribuição antes dos docentes da fase D.E. para efetivar essa atribuição (exemplo- F reprovado da U.E. comparecer para atribuir saldo da própria U.E, se tiver sobrado, antes dos F reprovados da D.E.).

Comissão de Atribuição

Fax Urgente 18 – 19 de fevereiro de 2011 APEOESP

CER APROVA CALENDÁRIO DE LUTAS
Reajuste salarial já! Por um Plano de Carreira que atenda às necessidades dos profissionais da educação

Assembleia Estadual em 1º de Abril



O Conselho Estadual de Representantes, reunido em 19/02, discutiu a conjuntura atual e aprovou o calendário de lutas para esse início de ano.

Mais uma vez, iniciamos o ano letivo em luta. O governo estadual fala em diálogo com as entidades mas não convoca a comissão de gestão da carreira ( Art. 25 da lei 836/97) para discutir um novo Plano de Carreira, que diz pretender instituir. A APEOESP e demais entidades exigem a convocação da comissão, até mesmo pela via judicial.

Vamos massificar a discussão sobre a carreira, mapeando os polos de discussão realizados pela Secretaria da Educação, ampliando ali o debate e disputando com nossas propostas e posições. Vamos elaborar novos materiais sobre a carreira e cobrar do governo, em todos os locais, democracia na rede estadual de ensino.

Uma questão central para nós nesse momento é a redução da jornada de trabalho sem redução salarial. Ela incide sobre a qualidade do ensino, sobre a saúde dos professores, pois permite melhor qualidade de vida. Assim, repercutirá na qualidade do ensino.

Também estamos prosseguindo nossa campanha salarial: para repor nossas perdas faz-se necessário um reajuste de 36,74%.



A unidade com as demais entidades da educação e do funcionalismo é fundamental.

Sem a luta da APEOESP o governo imporia todos os seus projetos. Nossa mobilização determinou recuos do governo em muitos momentos. Conquistamos, por exemplo, a estabilidade do professor da categoria F, com jornada de 12 horas na escola. Também quebramos o caráter eliminatório da prova e todas. Nossa luta é para acabar com a prova e todas as políticas excludentes. Queremos concursos públicos para todas as disciplinas, em todos os níveis.

Vamos construir a unidade com entidades educacionais, estudantis, populares e da sociedade civil por um Plano Estadual de Educação e por um Fórum Estadual de Educação nos moldes do Fórum Nacional de Educação instituído pelo MEC.

Outro ponto importante, numa categoria majoritariamente feminina, é a questão da mulher. A APEOESP participou, através da sua presidenta, professora Maria Izabel Azevedo Noronha, da 1ª Conferência Internacional de Mulheres, da Internacional da Educação, em Bancoc, Tailândia. Esta conferência propôs sua institucionalização, passando a ser realizada periodicamente.

Diante disso o CER aprovou um calendário que prevê a realização da 1ª Conferência Estadual de Mulheres da APEOESP, em 26/03, com eleição dos(as) delegados(as) nas reuniões de representantes em 15/03, durante reunião dos representantes de escola. Lembramos que o nosso XXIII Congresso Estadual aprovou a criação da Secretaria das Mulheres da APEOESP.



Alguns eixos da nossa luta

- Reajuste salarial já!

- Plano Estadual de Educação

- Por um plano de carreira que atenda às necessidades dos profissionais da educação.

- Redução da jornada sem redução salarial



Calendário

→ 21 de fevereiro a 31 de março - Atividades de discussão da carreira nas escolas e subsedes

→ 15 de março: Reuniões de REs/RAs

Elegem delegadas/os para a 1ª Conferência Estadual de
Mulheres da APEOESP (26/03)

→ 17 a 31 de março - Caravana Estadual, em conjunto com outras entidades, nas macrorregiões (roteiro anexo):

Enquete sobre plano de carreira nas escolas. Manter espaço para respostas no site da APEOESP

→ 26 de março – 1ª Conferência Estadual de Mulheres da APEOESP

→ 27 de março – Encontro Estadual de Educação (em parceria com outras entidades educacionais, estudantis, populares e da sociedade civil):

Luta pelo Plano Estadual de Educação

Luta pelo Fórum Estadual de Educação

→ 1º de abril – Assembleia Estadual dos Professores e Ato conjunto com o funcionalismo



ANEXO

Roteiro da caravana

17 de março
Manhã - Presidente Prudente
Tarde - Marília



18 de março
Manhã – Dracena
Tarde – Catanduva



19 de março
Tarde – Piracicaba



Fim de semana



22 de março
Manhã – Sorocaba
Tarde - Campinas



23 de março
Manhã – Botucatu
Tarde – Bauru



24 de março
Jaboticabal



25 de março
Manhã – Casa Branca
Tarde – Mogi Mirim



26 de março
Manhã – Franca
Tarde – Ribeirão Preto



Fim de semana



29 de março
Manhã – São José dos Campos
Tarde – Caraguatatuba



30 de março
Santos



31 de março
São Paulo



Capital e Grande São Paulo

23 de março
Norte



24 de março
Lapa



25 de março
Manhã – Osasco
Tarde - Carapicuíba



27 de março
Manhã – Itapevi
Tarde - Guarulhos



28 de março
Manhã - Penha - Tatuapé
Tarde - Vila Prudente - Itaquera



29 de março
Manhã - Diadema
Tarde – Santo André/São Bernardo



30 de março
Manhã – Santo Amaro

Tarde - Sudoeste



31 de março
Sudeste Centro e roteiro pela cidade

sábado, 19 de fevereiro de 2011

ATRIBUIÇÃO CENTRALIZADA DE TABOÃO DA SERRA


 

PRÓXIMA ATRIBUIÇÃO CENTRALIZADA – LOCAL- EE MARIA APPARECIDA NIGRO GAVA

Dia 

Área 

Horário 

Faixa 

28/02

Classe e Ed. Especial 

8h 

Classe (Categoria F e L aprovados)

Professor Interlocutor 

Banca de Exatas (Matemática, Física, Química, Ciências e Biologia) 

10h 

Titulares de cargo

Categorias F, L e O habilitados e aprovados 

11h 

Categorias F, L e O qualificados (não formados em licenciatura plena) e aprovados 

13h 

Categorias F, L e O habilitados e reprovados 

15h 

Categorias F, L e O qualificados (não formados em Licenciatura plena) e reprovados

01/03 

Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) 

8h 

Titulares de cargo

Categorias F, L e O habilitados e aprovados 

9h 

Categorias F, L e O qualificados (não formados em licenciatura plena) e aprovados

10h 

Categorias F habilitados e reprovados 

13h 

Categorias L e O habilitados e reprovados 

14h 

Categorias F, L e O qualificados (não formados em Licenciatura plena) e reprovados 

02/03 

Letras (Português, Inglês, Leitura e Apoio) 

8h 

Titulares de cargo

Categorias F, L e O habilitados e aprovados 

9h 

Categorias F, L e O qualificados (não formados em licenciatura plena) e aprovados 

10h 

Categorias F habilitados e reprovados 

13h 

Categorias L e O habilitados e reprovados 

14h 

Categorias F, L e O qualificados (não formados em Licenciatura plena) e reprovados

03/03 

Arte e Educação Física 

13h 

Titulares de cargo

Categorias F, L e O habilitados e aprovados 

14h 

Categorias F, L e O qualificados (não formados em licenciatura plena) e aprovados 

15h 

Categorias F, L e O habilitados e reprovados

16h 

Categorias F, L e O qualificados (não formados em Licenciatura plena) e reprovados 

O diretor deve comparecer no Nigro nos horários em que tiver docente da U.E. que faça jus à atribuição antes dos docentes da fase D.E. para efetivar essa atribuição (exemplo- F reprovado da U.E. comparecer para atribuir saldo da própria U.E, se tiver sobrado, antes dos F reprovados da D.E.).

Comissão de Atribuição

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SEM CARTEIRAS, ESCOLA DA ZONA SUL DE SP FAZ RODÍZIO DE ALUNOS

Um cartaz colado no portão da escola estadual Roberto Mange, extremo sul de São Paulo, avisava: não haverá aula hoje para a 6a A e 6a B. Motivo: falta de cadeiras e carteiras, reportagem publicada pelo jornal Folha de São Paulo, ontem (16).

Segundo a Folha os alunos das duas salas só descobriram que seriam dispensados das aulas de terça-feira (15) ao chegar na escola, mas o fato não os surpreendeu.

Desde que as aulas começaram para valer, na segunda-feira (14), parte das turmas da escola têm se revezado, pois não há lugar para todos sentarem. Em um dia, algumas séries foram mandadas para casa.

Segundo alunos e pais ouvidos pela Folha na porta da escola, na segunda-feira (14) pelo menos uma turma da manhã (de 8a série) e outra da tarde (de 5a série) foram dispensadas.

Na terça-feira dessa semana, além das duas salas de 6a série que ficaram sem aula à tarde, alunos de ao menos uma 8a série da manhã também voltaram para casa. Estudantes relataram que o problema se estende ainda a turmas da noite.

Procurada pela reportagem da Folha, a diretora da escola, que se identificou apenas como Sueli, disse que não poderia dar entrevistas. Mas afirmou que a falta de cadeiras e carteiras se deve a uma grande "demanda de estudantes".

Depois dos questionamentos da reportagem, uma funcionária retirou o cartaz colado na porta da escola.

Estudantes afirmam, no entanto, que as cadeiras e carteiras são velhas desde o ano passado e que neste ano nenhuma delas foi trocada. A Secretaria de Educação diz que a diretoria de ensino da região foi alertada e vai apurar.

O colégio está localizado no Jardim Myrna, distrito do Grajaú, em uma das avenidas mais movimentadas da região. Nessa terça-feira (15), estudantes de 11 e 12 anos que tiveram aulas, mas foram dispensados quase duas horas antes do horário por falta de professores, corriam pela rua.

O que é Assédio Moral???????????

É toda e qualquer conduta abusiva (gestos, palavras, escritos, comportamentos, atitudes, etc.) que, intencional e frequentemente, fira a dignidade e a integridade física ou psíquica de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.
Pode dar-se de um superior para um inferior; de um inferior para um superior, ou entre iguais.

As condutas mais comuns são:

- instruções confusas e imprecisas ao(à) trabalhador(a);
- dificultar o trabalho;
- atribuir erros imaginários ao(à) trabalhador(a);
- exigir, sem necessidade, trabalhos urgentes;
- sobrecarga de tarefas;
-ignorar a presença do(a) trabalhador(a), ou não o (a) cumprimentar ou, ainda, não lhe dirigir a palavra na frente dos outros, deliberadamente;
- fazer críticas ou brincadeiras de mau gosto ao(à) trabalhador(a) em público;
- impor horários injustificados;
- retirar-lhe, injustificadamente, os instrumentos de trabalho;
- agressão física ou verbal, quando estão sós o(a) assediador(a) e a vítima;
- revista vexatória;
- restrição ao uso de sanitários;
- ameaças;
- insultos;
- isolamento.

Legislação

Lei Nº 12.250, de 9 de fevereiro de 2006 (SP). Veda o Assédio Moral no âmbito da administração pública estadual direta, indireta e fundações públicas.

Lei Nº 13.036, de 29 de maio de 2008 (SP). Institui o "Dia Estadual de Luta Contra o Assédio Moral nas Relações de Trabalho", a ser comemorado, anualmente, no dia 2 de maio.

O que não é Assédio Moral

- Exigir que cada um cumpra suas atribuições e faça o seu trabalho, com zelo, dedicação e eficiência.
- Exigir que cada um comporte-se, no ambiente de trabalho, de acordo com as normas legais e regimentais.
- Exigir, de cada um, o respeito a todos os demais.
- Exigir, de todos, o respeito à legislação.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Lei de diretrizes e Bases da Educação - Aula 01: parte 01 de 05.

Jean Piaget - tendência cognitiva

Lev Vigotski

10 novas competências para ensinar

Educadores do Brasil, Paulo Freire (video 1 de 6)

Motivando com Criatividade Parte 1

DANIEL GODRI - MOTIVAÇÃO

Daniel Godri 2008 - Trabalho em Equipe (Parte 1/3) - Motivação

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

LINK - LISTA DOS REPROVADOS.

Encaminho link para a lista de classificação dos professores reprovados na prova de avaliação:
http://atribuicaoaula.edunet.sp.gov.br/2011/

Requerimento para declínio de aulas.

De acordo com a Resolução SE 77, o professor só poderá declinar de aulas nas situações em que venha prover cargo público ou para diminuir o número de escolas. Como diz o art. 13 da Resolução:



Art. 13 - Não poderá haver desistência parcial de aulas atribuídas, na carga suplementar do titular de cargo ou na carga horária dos docentes não efetivos ou do contratado, exceto nas situações de:

I - o docente vir a prover novo cargo público, de qualquer alçada, em regime de acumulação;

II - atribuição, com aumento ou manutenção da carga horária, em uma das unidades em que se encontre em exercício, a fim de reduzir o número de escolas.

O entendimento das DEs sobre esse artigo é que se o professor tiver que declinar de uma aulas terá que declinar de todas.

Muitos professores foram prejudicados com esta medida, pois foram obrigados a pegar aulas em períodos na qual tem acúmulo ou pegar mais aulas do que pretendiam.

A orientação que tenho dado aos professores que se encontram nesta situação é que elaborem requerimento solicitando ao diretor (a) da U.E. que permita o DECLÍNIO das aulas em questão e após resposta do requerimento, caso o pedido não seja atendido, procurar a advogada da subsede.

requerimento para revisão da atribuição em virtude acúmulo

Ilma. Sra. Dirigente de Ensino da Diretoria de Ensino de___________________________


 


 

Eu, ________________________, portador (a) da cédula de identidade n° _________, portadora do CPF: ____________, professor (a) PEB__, categoria 'F' , telefone:(11) _____________, vem à presença de V. Sa., com fundamento no artigo 5º, incisos XXXIII e XXXIV da Constituição Federal, nas disposições da Lei 10.177/1998, nas disposições do artigo 114 da Constituição do Estado de São Paulo, no artigo 25º da Resolução SE 77 de 17/12/2010, requerer o que segue:


 

No dia ___/02/2011, no horário das ________, estive na EE _____________________________________ para participar do processo de atribuição de aulas.

Ocorre que as aulas na disciplina de ________________ a disposição para a atribuição na EE eram apenas do período da _________, período em que acúmulo com a rede ___________________.

Mesmo argumentando ao diretor (a) da impossibilidade em atribuir estas aulas, pois meu acúmulo seria publicado ilegal, foi me atribuída _____ aulas no período da ______.

Solicito de vossa senhoria a REVISÃO dessas aulas atribuídas no dia __/02/2011, para que assim eu possa participar do processo de atribuição na DE e em outras escolas, possibilitando assim publicação legal de meu acúmulo.


 


 


 


 

Ressalte-se que, nos termos do artigo 24 da Lei nº 10.177/98, a Administração Pública, em nenhuma hipótese, poderá recusar-se a protocolar a petição, sob pena de responsabilidade do agente.


 


 


 

Termos em que Pede deferimento


 


 


 

Respeitosamente,


 

São Paulo, ____ de fevereiro de 2011.


 


 


 

_________________________________________

(NOME)

CRONOGRAMA DE ATRIBUIÇÃO DE AULAS DE TABOÃO DA SERRA

CRONOGRAMA DE 10 A 12/02/2011

Data

Público

Fase

Local

Evento

08 e 09/02

Docentes aprovados de outras D.E.s

DE

DE

Cadastro

10/02-manhã

Docentes cadastrados

DE

DE

Recursos

10/02-tarde

Todos os docentes

DE

DE

Classificação

10/fev

Todos os docentes habilitados

U.E.

U.E.

Atribuição para docentes F aprovados da U.E.

11/fev

TC e OFA F, aprovados  e habilitados

DE

Nigro – 8h

Atribuição de aulas remanescentes

L com 90 dias, aprovados e habilitados

U.E.

Nigro- 11h

Apesar de ser fase U.E. o diretor deverá chamar o professor para o Nigro

L e O, aprovados e habilitados

D.E.

Nigro-13h

  

Todos os docentes, aprovados e qualificados (não habilitados)

D.E.

Nigro-14h

A fase U.E. será feita no Nigro, nos mesmos moldes do processo inicial

11/02 ou 12/02

F reprovado e habilitado

U.E.

A critério do diretor

Atribuir aulas remanescentes aos docentes F, reprovados e habilitados, da própria U.E., às 17h no Nigro, ou levar a pasta e atribuir na escola, ou ainda no dia 12/02, antes das 8h, no Nigro.

12/fev

TC e OFA F, reprovados  e habilitados

DE

Nigro – 8h

Atribuição de aulas remanescentes

  

L com 90 dias, reprovados e habilitados

U.E.

Nigro- 11h

Apesar de ser fase U.E. o diretor deverá chamar o professor para o Nigro

sábado

L e O, reprovados e habilitados

D.E.

Nigro-13h

  

  

Todos os docentes, reprovados e qualificados (não habilitados)

D.E.

Nigro-14h

A fase U.E. será feita no Nigro, nos mesmos moldes do processo inicial



 

Conferência sobre Plano de CARREIRA SERÁ DIA 16/02/11.

A APEOESP está solicitando à Secretaria da
Educação que realize uma ampla consulta
à categoria sobre a carreira, possibilitando a
elaboração de um Plano de Carreira que atenda
às necessidades de todos os profissionais.
Conforme divulgado no Fax Urgente 13,
os professores sofreram muitas perdas desde
a implantação da Lei Complementar 836,
imposta pela ex-secretária Rose Neubauer
durante administração de Mário Covas.
Para aprofundarmos ainda mais este tema
de grande importância para a categoria, a
APEOESP antecipará a videoconferência para
o dia 16 de fevereiro, no período da tarde
(horário a ser definido). Portanto, inicialmente
prevista para acontecer no dia 17, a
vídeoconferência será transmitida pelo site do
Sindicato (www.apeoesp.org.br) no dia 16
de fevereiro.
Mais informações em nossas próximas
publicações.
DRHU divulga lista dos professores que
não alcançaram nota mínima na provinha.
Após consulta da APEOESP, o Departamento
de Recursos Humanos da Secretaria
da Educação (DRHU) informou que
nesta quarta-feira, 9, divulgará a lista dos
professores que não alcançaram nota
mínima na provinha dos ACTs realizada em
dezembro.
Com isso, diretores de escola e dirigentes
de ensino deverão assegurar a estes docentes
eventuais aulas a serem atribuídas
durante o ano letivo, conforme Resolução
SE 02/11. Diante de qualquer posicionamento
diferente deste, como por exemplo,
aulas atribuídas a candidatos não-habilitados,
os professores poderão requerer as
aulas em sua unidade escolar e/ou na Diretoria
Regional de Ensino (veja modelo de
requerimento ao lado).
A APEOESP reforça a defesa de que as
aulas devem sempre ser atribuídas aos professores
da categoria F e L e na sequência
aos professores categoria O, habilitados.
Modelo de Requerimento
Requerimento
Ilmo(a). Sr(a). Dirigente ..................................................
......................................................................................................................................,
........................ (nacionalidade), .......................... (estado civil), .......................... (R.G.),
Professor Educação Básica …............. , Faixa ................. Nível ............... , Admitido
nos termos da Lei nº 500/74, com Sede de Controle de Frequência fixada na
E.E................................................................, jurisdicionada à Diretoria de Ensino da
Região ..........................................................., residente à …............................................
..................................................................., nº..........,bairro........................................,
vem à presença de Vossa Senhoria, com fundamento no artigo 5º, incisos XXXIII e
XXXIV da Constituição Federal de 1988, artigo 114 da Constituição Paulista, e artigo
23 da Lei 10.177, de 30/12/98, combinado com o artigo 22 da Resolução SE nº 98,
de 29 de dezembro de 2009, portador de diploma de Licenciatura Plena em
................................., habilitado para ministrar aulas de ….......................... e
.................................. requerer as aulas da disciplina de ............................................,
da (s) .......... série (s) do Ensino Fundamental e das ..............séries do Ensino Médio.
Ressalte-se que, nos termos do artigo 24 da Lei nº 10.177/98, a Administração
Pública, em nenhuma hipótese, poderá recusar-se a protocolar a petição sob
pena de responsabilidade do agente.
Termos em que
Pede deferimento.
Data________/___________________/_________
_________________________________________
Assinatura
Local do CER
A reunião do Conselho Estadual
de Representantes (CER) da APEOESP
será realizada no próximo dia 19
de fevereiro, sábado, a partir das 9
horas, na Quadra dos Bancários, à
rua Tabatinguera, 192, Praça da Sé.

APEOESP realiza debate SOBRE PLANO DE CARREIRA.

APEOESP vai realizar, no dia 17 de
fevereiro, quinta-feira, pela manhã, uma
vídeo-conferência sobre o Plano de
Carreira do Magistério, para subsidiar
nossa luta por uma carreira que atenda
às necessidades dos profissionais da
educação.
A Lei Complementar 836/97, imposta
no governo Mário Covas, quando Rose
Neubauer era a secretária estadual da
Educação, reduziu os níveis e a amplitude
da nossa carreira. Com isso, foram
reduzidas as possibilidades de progressão
salarial e de evolução, tornando a
carreira menos atraente, com injustiças e
distorções, tanto para os profissionais da
ativa quanto para os aposentados.
Desde então, temos lutado por uma
carreira justa, aberta, que valorize o trabalho
do professor em sala de aula, sem
que ele tenha que assumir outras funções
apenas movido pela necessidade
de perceber melhores vencimentos.
O Sindicato está produzindo material
para ser distribuído à categoria, contendo
uma análise comparativa entre
o atual plano, o que vigorou até 1998,
planos de outras redes e as diretrizes
nacionais e estabelecerá uma ampla
consulta aos integrantes do magistério
sobre nossa plataforma de lutas em
relação a este tema.
Para a vídeo-conferência, a
APEOESP convidará as demais entidades
do magistério, buscando garantir
uma ampla discussão conjunta e estabelecer
uma luta comum.
Sindicato sempre lutou pelos direitos
dos professores concursados
A decisão do estado de vetar a posse
daqueles professores e professoras
concursados que o Departamento
de Perícias Médicas considera “obesos”,
assim como docentes portadores
de miopia e astigmatismo, entre
outros casos, está tendo ampla repercussão
na mídia e na opinião pública.
A APEOESP vem prestando toda a assistência
aos professores prejudicados
e tem conseguido obter liminares favoráveis
na Justiça.
Nosso Sindicato luta contra toda
forma de exclusão, preconceito e discriminação
na rede estadual de ensino
e na sociedade. Assim, para a APEOESP,
esse tipo de questão não é novidade, e
nossa ação não se restringe ao atual
momento. Em outros concursos, casos
semelhantes ocorreram, talvez em
menor número, e a APEOESP prontamente
agiu em defesa dos professores,
também conseguindo decisões favoráveis.
Consideramos importante que os
docentes que foram beneficiados por
essas ações prontifiquem-se a dar declarações
à imprensa sobre o assunto,
pois, assim, demonstrarão a seus colegas
que vale a pena lutar.
Decisão recentíssima do Superior
Tribunal de Justiça determina que os
professores prejudicados têm direito à
indenização do Estado, que deve fazer
o pagamento dos salários e benefícios
correspondentes ao período em que
não puderam tomar posse.
Assim, as subsedes devem continuar
orientando os professores que foram
prejudicados em seu direito de
tomar posse como efetivos a procurar
o Departamento Jurídico nas sua
região, para que seja providenciada
ação judicial.
APEOESP pressiona DRHU pelo
pagamento dos categoria O
A APEOESP obteve junto ao
DRHU a informação de que está sendo
providenciado o pagamento dos
salários referentes a parte do mês de
dezembro, ao mês de janeiro e a 1/
3 de férias para os professores categoria
O que completaram 12 meses
de exercício na rede estadual. No entanto,
o órgão não informou em que
data este pagamento será feito. A
APEOESP está pressionando o
DRHU e a SEE para que o pagamento
seja feito imediatamente.
PCPs designados
Reforçamos a informação de que
os professores coordenadores pedagógicos
designados até 24/06/2010, ou
seja, antes da vigência da Resolução
SE 53/10, não poderão ter cessadas
suas designações em razão da não obtenção
da nota mínima no processo de
avaliação anual (provão dos ACTs).
Caso haja a cessação da designação,
pelo motivo acima exposto, o professor
deverá procurar o departamento
jurídico de sua região, munido dos documentos
encaminhados pela Secretaria
da Educação justificando a cessação,
para que sejam tomadas as providências
judiciais cabíveis.
Além disso, cabe ressaltar que os
professores da categoria F que são
PCPs e têm estabilidade com jornada
de 12 horas semanais mantêm permanentemente
o vínculo com a rede estadual
de ensino e foram aprovados em
prova específica, o que assegura sua
permanência como PCP.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sansão e Dalila - Último Episódio 18 - Quarta 02/02/2011 parte 1/4 Record

1/3 - Sansão e Dalila - Episódio 17 - TERÇA 01/02/2011 - Penúltimo Capítulo

ASSEMBLEIA APROVA LEI QUE AMPLIA ATUAÇÃO DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS NA REDE

Projeto de lei é aprovado com emenda proposta pela Secretaria de Estado da Educação para o aperfeiçoamento da legislação sobre contratos temporários e sua adequação às necessidades da rede estadual, assegurando a continuidade das atividades didáticas e a qualidade do ensino Fundamental e Médio.



A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou na noite de quarta-feira (02/02) o projeto de Lei Complementar nº 46, de 2010, proposto pelo Governo do Estado de São Paulo a partir de solicitação da Secretaria de Estado da Educação no final do ano passado. A decisão dispõe sobre a admissão de professores temporários sem estabilidade (categoria ‘O’), contratados por prazo determinado em toda a rede de ensino estadual.



Modelo original

Na regulamentação anterior, o professor podia trabalhar exclusivamente no ano letivo da contratação; se iniciada em março, por exemplo, findaria obrigatoriamente em dezembro do mesmo ano. Além disso, a cada final de contrato, os docentes passavam por um período de 200 dias em “quarentena”, antes de voltar a lecionar. Com a alteração, a possibilidade de atuação estende-se para 12 meses até o encerramento do ano letivo subsequente.



“Interromper os serviços prestados pelos docentes temporários é comprometer todo o trabalho pedagógico em curso. As novas medidas vêm ao encontro tanto às necessidades de ensino e aprendizagem quanto aos pedidos dos professores temporários, o que consideramos uma reivindicação justa”, disse o Secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.



Cada escola da rede pública estadual funciona de acordo com calendário elaborado a partir das diretrizes e bases da educação nacional, cujas exigências para cumprimento dos mínimos de aulas e dias letivos não levam em consideração o ano civil, mas o ano letivo, que nem sempre são coincidentes. Com a nova resolução, garante-se a continuidade do processo pedagógico nas escolas de toda a rede.



Garantir o ensino

O modelo não conflita com o espírito da lei 1.093/09, uma vez que ele assegura a atuação dos docentes na rede, proporcionando a continuidade das atividades de ensino sem gerar situação de “temporários definitivos”, pois estabelece o respaldo legal para contratações vigentes por um período inferior a dois anos.



A iniciativa de aperfeiçoamento da lei foi proposta pelo Departamento de Recursos Humanos – DRHU, da Secretaria da Educação, ainda durante a gestão anterior, em novembro de 2010, e encampada pela atual gestão. Em janeiro, a Assessoria Jurídica do Governo do Estado de São Paulo apresentou interpretação da lei complementar nº 1.093, de 2009, que trata da contratação de servidores temporários por tempo determinado. Com a decisão da Assembléia Legislativa, fica comprovado o correto entendimento da interpretação realizada em janeiro e que orientou a Secretaria a proceder a atribuição de aulas para temporários isentando-os da quarentena.



São Paulo, 4 fevereiro de 2011

Secretaria de Estado da Educação

Assessoria de Imprensa

Mais informações à imprensa: (11) 3218-2020/ 8879/2062

PERÍCIA MÉDICA(IMPORTANTE)

Professores prejudicados devem procurar jurídico da APEOESP



Mais uma vez, ações do governo desrespeitam professores da rede pública de ensino. O
veto aos candidatos aprovados em concurso público na perícia médica com justificativa de
obesidade é um absurdo: denota preconceito e desrespeita direitos fundamentais da pessoa
humana, bem como os direitos adquiridos por aqueles que participaram do concurso
e nele foram aprovados.
A APEOESP continua reivindicando que o Governo de SP convoque todos os 56 mil
aprovados no recente pleito e que realize mais concursos públicos para docentes na rede
estadual, tendo em vista que faltam professores de diversas disciplinas e que não é mais
possível manter um contingente tão elevado de professores não efetivos na maior rede
de ensino do país. Entretanto, além de não atender nossa reivindicação, o governo
estadual ainda utiliza justificativas inaceitáveis para impedir que candidatos aprovados tomem
posse.
Diante disso, a APEOESP disponibiliza seu departamento jurídico para que todos os
associados que forem prejudicados por essa medida do governo, bem como em casos
análogos (como, por exemplo, casos de miopia), possam ingressar com ação judicial
visando assegurar seus direitos.
Orientamos as subsedes a encaminhar professores e professoras que se encontrem
nesta situação ao nosso Departamento Jurídico.
PLC 46 é aprovado na Assembleia Legislativa
O Projeto de Lei Complementar 46 foi aprovado na Assembleia Legislativa na noite de
quarta-feira, 2, conforme havíamos informado no Fax Urgente 11. Com a aprovação, altera-
se a Lei 1093 no que diz respeito à duração dos contratos dos professores categoria “O”.
Em função de problemas no sistema de processamento de dados ocorridos na Assembleia
Legislativa nesta quinta-feira, não foi possível acessar a íntegra do texto aprovado.
Assim que obtivermos informações detalhadas, divulgaremos no Fax Urgente com
as devidas orientações.

Professora sofre tentativa de estupro dentro da escola Laurita Ortega Mari - TABOÃO DA SERRA!!!

Na última segunda-feira, dia 31 de janeiro, cerca de 5 professoras aguardavam em frente da escola Laurita Ortega Maria, a abertura do portão para participarem do processo de atribuição da U.E.

Uma das professoras ofereceu-se para abrir o portão de entrada dos professores, pois o portão principal ( o da entrada dos alunos) fica permanentemente aberto, a mesma é coordenadora e possui uma cópia da chave. Enquanto caminhavam pela lateral da escola (trajeto feito pelos alunos para as aulas de educação física), observaram que um jovem pulava o muro. As professoras não se preocuparam, pois essa cena se tornou comum na escola, uma vez que os estudantes frequentemente fazem isso para utilizar a quadra ou mesmo para acessar o interior da escola.

Só não esperavam ser abordadas pelo rapaz enquanto percorriam o caminho até a porta.

O rapaz agarrou uma das professoras e outras duas saíram correndo para dentro da escola para ligar para a polícia. Nesse momento, imaginava-se que o interesse do rapaz era apenas o de roubar a bolsa e fugir.

Uma professora que fugiu para a rua gritou por socorro por longo tempo. Os lojistas e transeuntes repetiam o gesto, o de pegar o celular e ligar para o 190(Polícia).

Nesse ínterim, o meliante tentava estuprar a professora, que sozinha lutava contra o rapaz que tentava violentá-la. Depois de muita luta o estuprador desistiu e fugiu pulando o muro de volta para a rua, no entanto, a professora ficou cheia de escoriações e hematomas, além de ter a roupa rasgada. Isso sem contar o trauma psicológico que sempre deixam marcas profundas e permanentes.

O fato foi comunicado à subsede da APEOESP de Taboão da Serra, onde o secretário do sindicato, ao ser informado do ocorrido, orientou as professoras a fazerem Boletim de Ocorrência, exame de corpo delito, além de consultar um médico, pois não se encontravam em condições psicológicas de voltar à escola para trabalhar.


Operação "abafa"

Como sempre acontece nesses casos, as autoridades que deveriam adotar medidas para evitar que fatos lamentáveis como esse se repitam, ao invés disso, procuram varrer o problema pra debaixo do tapete e fingir que nada aconteceu. Foi o que se passou.

Setores da imprensa ligaram para a subsede Apeoesp Taboão da Serra no intuito de obter informações sobre os fatos e o que seria feito para evitar novos casos como esse. Foi dito que o sindicato já estava acompanhando, e apoiando as professoras naquilo que era necessário.

O jornalista disse que ligou para a escola e a pessoa que atendeu afirmou que o fato ocorreu no entorno da escola.

A escola possui muros baixos, e, é freqüentado por jovens e desocupados há anos. Pais, alunos e professores reivindicam providências junto á Diretoria de Ensino há anos e até hoje nada foi feito.

Casos de uso de entorpecentes e ameaça a professores e alunos são constantes e o quadro só tem piorado.

A verdadeira realidade, dura e cruel que reina nas escolas públicas, contrasta com a propaganda veiculada na TV pelo governo do estado: escolas limpas, bonitas, com alunos comportados e professores felizes.

Por isso o governo e seus agentes nos municípios e escolas se esforçam em esconder a realidade e tapar o sol com a peneira.

A pergunta que se faz é? Até quando teremos que agüentar esse descaso?

Que medidas serão tomadas a partir de agora ou será que alguém terá que aparecer morto?

ZONA AZUL (ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS NAS RUAS)

Vejam a nova Jurisprudência do Tribunal de Justiça-SP.
Agora as Prefeituras pensarão duas vezes antes de licitar Zonas Azuis


TALONÁRIO DE ZONA AZUL

Revista Consultor Jurídico - O Estado de S. Paulo - Dever de Vigilância
Quem paga Zona Azul tem direito à segurança do carro 'Optando o Poder Público pela cobrança de remuneração de estacionamentos em vias públicas de uso comum do povo, tem o dever de vigiá-los, com responsabilidade pelos danos ali ocorridos'. Assim, a empresa que administra a Zona Azul de São Carlos, foi condenada a pagar indenização no valor de R$ 18,5 mil ao motorista Irineu Camargo de Souza de Itirapina/SP, que teve o carro furtado quando ocupava uma das vagas do sistema de Zona Azul da cidade de São Carlos, serviço explorado pela empresa.

A decisão é da 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmando sentença da comarca de Itirapina.

Agora já existe jurisprudência firmada!
Para se exercer a plena cidadania, é imprescindível a informação.

Fique ciente!!!!

INDEPENDENTEMENTE DO SEGURO PARTICULAR, AGORA PODEREMOS EXECUTAR AS PREFEITURAS!!!!